É uma volta da empresa ao país. A JBS tinha saído do Paraguai em 2017, quando vendeu abatedouros de bovinos à Minerva.
O primeiro passo do investimento foi a compra da Pollos Amanecer, marca local que opera uma fábrica em Doctor Juan Eulogio Estigarribia (Campo 9), no departamento de Caaguazú.
Localizada em uma das maiores regiões agrícolas paraguaias, a unidade tem fácil acesso a lavouras e fica um raio de 200 quilômetros das três maiores cidades do país: a capital Assunção, Ciudad del Leste (na fronteira com Brasil e Argentina) e Luque.
Segundo Wesley Batista, acionista e conselheiro da JBS, o país oferece vantagens como custos competitivos de grãos, mão de obra qualificada e abundância de recursos.
Após obras de modernização e ampliação, a planta terá capacidade para processar 100 mil aves por dia, atendendo tanto ao mercado interno quanto ao externo. O complexo empregará cerca de 1.100 pessoas e incluirá 28 granjas de material genético, incubatórios e uma fábrica de ração.
O plano de expansão da Seara incluirá investimentos para produtores de frango integrados da região, conhecida pela presença de imigrantes menonitas vindos do Canadá, que se estabeleceram na região a partir da década de 1950.
Atualmente, a fábrica opera com frangos produzidos em 19 aviários. O plano é chegar a 139 quando o ciclo de expansão da fábrica for concluído.