O lucro líquido totalizou 7,8 bilhões de iuanes (US$ 1,10 bilhão), enquanto a receita caiu 3,1% em relação ao ano anterior, para 195 bilhões de iuanes — a primeira queda em mais de cinco anos, de acordo com um comunicado à bolsa divulgado nesta quinta-feira.
A queda consecutiva nos lucros trimestrais ocorre no momento em que a BYD enfrenta uma concorrência mais acirrada em seu mercado doméstico de empresas como a Geely e a Leapmotor, que vêm conquistando participação da BYD no segmento de carros econômicos. A participação da BYD no mercado doméstico chinês caiu para 14% em setembro, em comparação com 18% no ano anterior.
A BYD, a maior montadora da China, reduziu sua meta de vendas para 2025 em 16%, para 4,6 milhões de veículos, mas ainda espera que suas exportações de veículos elétricos e híbridos plug-in dobrem a partir de 2024, com a Europa entre seus mercados de crescimento mais rápido.
A BYD também está planejando aumentar sua presença no Japão, lançando um novo mini-EV feito para o Japão no Japan Mobility Show, que abre ao público na sexta-feira.
A montadora ofereceu uma nova rodada de descontos no mês passado em alguns modelos, incluindo o Qin Plus, para se manter competitiva no país, onde cerca de 80% de seus carros são vendidos.
As vendas trimestrais de carros da BYD caíram pela primeira vez desde 2020, juntamente com uma tendência de queda prolongada na produção em suas megafábricas.