O vencimento no fim de semana — prorrogado devido a um feriado na segunda-feira no México — adiou o prazo de pagamento das notas com vencimento em 2029 para terça-feira (18). A empresa entrou agora em um período de carência de cinco dias para evitar o default da dívida, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque a informação não é publica.
A pedido da Bloomberg, a Braskem Idesa não respondeu aos pedidos de comentários.
Na noite de terça-feira, a Fitch Ratings rebaixou rating o empresa de CCC+ para CC, e citou “alta probabilidade de a Braskem Idesa não conseguir efetuar o pagamento de juros”.
Os títulos da empresa com vencimento em 2029 caíram 5,72 centavos de dólar no fechamento de terça-feira, após se manterem estáveis durante a maior parte do dia, fechando a 52,60 centavos de dólar, segundo dados da Trace.
A REDD foi a primeira a relatar o atraso no pagamento na terça-feira.
Queima de caixa
A Braskem Idesa possuía apenas US$ 46 milhões em caixa no final de setembro, menos da metade do valor reportado no final de junho, devido à queima de reservas em meio a uma combinação desfavorável de preços de insumos mais altos e demanda em queda livre. Os níveis de endividamento dispararam para 25 vezes os lucros, mais que o dobro em relação ao trimestre anterior.
A empresa — uma joint venture entre a empresa brasileira Braskem e o mexicano Grupo Idesa — contratou assessores financeiros em agosto para revisar sua estrutura de capital e condições de liquidez, o que provocou uma queda de 15 centavos de dólares em seus papéis. Os bondholders começaram a trabalhar com a assessor financeiro Houlihan Lokey em vista de possíveis negociações de reestruturação.
Nos últimos meses, operadores especularam que o bilionário mexicano Carlos Slim, que detém o controle acionário da Idesa, estaria comprando títulos em circulação por meio de sua empresa Grupo Financiero Inbursa, com o objetivo de trocá-los por uma participação maior no negócio.
A Braskem, que detém 75% da joint venture, informou na semana passada que seu índice de alavancagem subiu para quase 15 vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) em setembro — um aumento em relação às 10,6 vezes do trimestre anterior.
A empresa também enfrentou anos difíceis após um desastre ambiental que lhe custou a classificação de grau de investimento, preços baixos devido ao excesso de oferta e uma série de tentativas frustradas da problemática Novonor de vender sua participação para um acionista com maior poder aquisitivo.