A JBS fechará permanentemente uma unidade nos arredores de Los Angeles que prepara carne bovina para venda nos supermercados dos Estados Unidos, informou a maior empresa de carnes do mundo nesta sexta-feira (12), à medida que a escassez de oferta de gado aumenta os custos para os frigoríficos.

A JBS fechará suas instalações da Swift Beef Company em Riverside, Califórnia, em 2 de fevereiro, eliminando 374 empregos, de acordo com um aviso do Departamento de Desenvolvimento de Emprego da Califórnia.

Os preços da carne bovina bateram recordes este ano depois que os fazendeiros reduziram o rebanho bovino dos EUA ao nível mais baixo em décadas devido a uma seca persistente que devastou as pastagens. A suspensão das importações de gado mexicano pelos EUA restringiu ainda mais os suprimentos, já que Washington está tentando impedir a entrada de um parasita.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que está trabalhando para reduzir os preços da carne bovina para os consumidores e acusou os frigoríficos de aumentar os preços por meio de manipulação.

A baixa oferta forçou os frigoríficos a pagar mais pelo gado para abater em hambúrgueres e bifes.

Os trabalhadores da unidade da JBS processam a carne bovina para venda nos supermercados, mas não abatem o gado. A unidade não está fechando devido à baixa oferta de gado, disse um porta-voz da empresa.

O frigorífico planejou o fechamento como “parte de uma iniciativa estratégica para otimizar seu negócio de valor agregado e de caixas prontas e simplificar as operações em toda a sua rede”, de acordo com um comunicado.

“A empresa continua focada em fornecer produtos de alta qualidade e serviços confiáveis, ao mesmo tempo em que fortalece sua presença operacional para atender às demandas do mercado em evolução”, disse o comunicado.

A JBS transferirá a produção para seus clientes para outras instalações, e os trabalhadores serão elegíveis para empregos em outras fábricas, disse o comunicado.

No mês passado, os executivos da JBS projetaram que suas margens de carne bovina nos EUA provavelmente se reduziriam no quarto trimestre em relação ao período anterior, devido à escassez de gado nos EUA.

O frigorífico rival Tyson Foods em janeiro fechará uma importante fábrica de abate de gado em Nebraska, com cerca de 3.200 funcionários.