A B3 deve lançar, ainda no primeiro semestre, a sua própria stablecoin. A moeda digital será lastreada em reais e criada para permitir a liquidação de ativos tokenizados dentro da bolsa. Ela será o “dinheiro” desse novo ambiente digital, que pode funcionar 24 horas por dia e não depende do sistema bancário tradicional.

Tokenizar um ativo é dar a ele uma versão digital – registrada em uma rede de blockchain, a tecnologia por trás das croptomoedas. Esse token representa exatamente o mesmo direito do ativo tradicional, mas pode ser transferido e liquidado de forma instantânea.

Pense num título público. Num sistema assim, você consegue colocar uma representação do título (um “token” dele) na mesma blockchain onde está a representação do dinheiro; no caso, a stablecoin da B3.

Com essas duas entidades rodando no mesmo sistema, tudo se torna instantâneo. A stablecoin está registrada no seu nome. Use-a para comprar um token de título e a posse dele passa para você, de forma automática. Dessa forma, seria possível comprar ativos num sábado de madrugada, por exemplo.

O lançamento responde a um vácuo deixado pelo Drex, o real digital que seria lançado pelo BC – e que serviria justamente para essas compras e vendas tokenizadas. “Com o fim do Drex, o mercado tem essa demanda de um ativo para fazer a liquidação de toda a economia digital”, afirmou Luiz Masagão, vice-presidente de produtos e clientes da B3, durante evento.

Vale explicar que o Drex não foi propriamente encerrado, mas passou por uma mudança de rumo. O BC decidiu concluir a etapa atual de testes e desligar a plataforma que vinha sendo usada, depois de avaliar que havia desafios de privacidade, custo e viabilidade. O projeto será reorganizado e uma nova fase, em 2026, será desenvolvida com maior participação do mercado.

“O mercado continuou precisando de um ativo confiável para as operações digitais e a B3 acredita que pode cumprir esse papel”, acrescentou.

A B3 quer que sua stablecoin seja usada como garantia na câmara de compensação. Essa questão técnica abre espaço para negociações contínuas. E viabiliza as operações 24 horas por dia/7 dias na semana.

A bolsa também está criando uma infraestrutura que permite que ativos tradicionais e tokenizados convivam com a mesma liquidez. Um investidor poderá negociar uma ação no formato tradicional e cruzar um negócio com outro que esteja operando a versão tokenizada, por exemplo. A própria B3 fará a conversão entre os dois segmentos.