A companhia brasileira de produtos de dados e inteligência artificial Semantix acertou acordo vinculante para comprar ativos sul-americanos do grupo francês de tecnologia Atos, por um valor não revelado, segundo comunicado à imprensa.

O acordo envolve 2.800 funcionários da Atos no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Peru. Quando concluído, o negócio “criará um dos maiores fornecedores de serviços e tecnologia de inteligência artificial e dados corporativos da América do Sul”, afirmaram as empresas.

Pelos termos, Nelson Campelo, atual presidente da Atos na América do Sul, vai assumir a presidência-executiva da Semantix e Leonardo Santos Poça D’água, fundador e atual presidente da companhia brasileira, será “executive chairman” do grupo.

“Vamos reforçar de imediato nossa presença em áreas estratégicas como agro, indústria, governo e automotivo”, afirmou Poça D’água no comunicado.

Combinação de negócios

A Semantix é listada na bolsa americana Nasdaq desde agosto de 2022. A companhia paulista chegou ao mercado dos EUA por meio de uma combinação de negócios com Alpha Capital, uma Spac (sociedade com propósito específico de aquisição). O modelo das Spacs, conhecidas como “empresas do cheque em branco”, consiste em buscar investidores e listar um veículo em fase pré-operacional, uma espécie de IPO ao contrário.

Depois os “sponsors”, os responsáveis pela operação da Spac, vão a mercado em busca de uma companhia privada. Ao encontrar o alvo, é feita a combinação de negócios. Desse modo, surge uma nova empresa já listada na bolsa. Foi o que ocorreu com a Semantix há três anos, quando se tornou um grupo com ações negociadas na Nasdaq.