David Guggina, que ocupava o cargo de chief e-commerce officer (Diretor Executivo de Comércio Eletrônico) do Walmart nos EUA, foi promovido a CEO da divisão, o maior e mais importante negócio da companhia. John Furner, que liderou a unidade nos últimos seis anos, será o novo CEO global (presidente global) da empresa, em conjunto com a aposentadoria do atual executivo-chefe, Doug McMillon.
Guggina ingressou no Walmart vindo da Amazon há cerca de oito anos e rapidamente ascendeu na rede varejista. Desde janeiro, lidera o negócio digital nos EUA, após comandar operações da cadeia de suprimentos. Expandindo áreas de entrega e reduzindo custos de frete, a divisão online vem impulsionando o crescimento no país e alcançando rentabilidade.
Ele terá a responsabilidade de conduzir a unidade que gera centenas de bilhões de dólares em vendas, em meio a consumidores exigentes, queda no sentimento do mercado e desafios persistentes no emprego.
A concorrência nos EUA segue acirrada, com empresas como Costco, Target e Aldi investindo para manter preços baixos e melhorar a experiência de compra. A Amazon também tem avançado sobre o território do Walmart, ampliando sua presença física e oferta de alimentos.
“Parte essencial de manter nosso ritmo é garantir que temos a estrutura certa para vencer”, escreveu Furner em um comunicado aos funcionários, acrescentando que a companhia está promovendo mudanças para aumentar eficiência e permitir que as divisões foquem mais nos clientes.
O Walmart entra em um período crítico de transição com a aposentadoria de McMillon no final do mês. Ele é creditado por transformar a empresa de um varejista físico em uma potência digital.
A companhia, com sede em Bentonville, Arkansas, corre para se antecipar à corrida da inteligência artificial, incorporando a tecnologia em operações, incluindo compras. A capitalização de mercado se aproxima de US$ 1 trilhão, um feito inédito para um varejista dos EUA, impulsionada por forte crescimento e investimentos em tecnologia.
Outras mudanças na liderança
Latriece Watkins, atual chief merchant (diretor de varejo) do Walmart US, assumirá como CEO do Sam’s Club, rede de clubes de compras que está abrindo novas lojas e reformando unidades existentes para aumentar sua base de associados e competir com o Costco.
Chris Nicholas, até então chefe do Sam’s Club, será o novo CEO do Walmart International, com China, Índia e México entre os mercados que impulsionam o crescimento internacional. Ele substitui Kathryn McLay, que deixa a empresa.
Seth Dallaire foi promovido a chief growth officer, supervisionando publicidade, programas de associação e outras unidades não varejistas do Walmart US, além de orientar estratégias de expansão do marketplace, que impulsionam a rentabilidade.
Todas as mudanças entram em vigor 1º de fevereiro.
Além disso, o Walmart será incluído no Nasdaq 100 Index na próxima semana, após mudar sua listagem da New York Stock Exchange em dezembro.