Um juiz espanhol indiciou o clube de futebol Real Madrid por causa do barulho provocado por shows realizados em seu estádio, abrindo caminho para que a entidade seja levada a julgamento.

“Há indícios de que crimes tenham sido cometidos”, afirmou a juíza Mónica Aguirre de Cuesta, que conduziu a investigação, em uma decisão datada de 15 de janeiro, cujo teor foi visto pela Bloomberg News. “Há indícios de que os limites de som foram ultrapassados em todos os shows”, acrescentou.

Agora cabe ao Ministério Público apresentar denúncia ou pedir o arquivamento do caso. A decisão de Aguirre de Cuesta pode ser objeto de recurso.

O Real Madrid, clube de futebol mais valioso do mundo, realizou uma grande reforma em seu estádio ao longo de cinco anos, iniciada em 2019 e que custou bem mais de € 1 bilhão (cerca de R$ 6 bilhões), em parte para transformá-lo em um espaço para shows e gerar receita nos dias em que não há partidas.

No entanto, após a conclusão das obras e a realização de shows de artistas como Taylor Swift, moradores da região começaram a protestar contra os níveis de ruído e levaram o caso à Justiça.

Diferentemente da grande maioria dos principais clubes europeus, o Real Madrid não pertence a investidores ricos, corporações ou Estados. O clube é propriedade de milhares de associados pagantes, o que o torna muito mais dependente de suas próprias receitas do que a maioria dos times. Ainda assim, é o clube mais vitorioso da Europa, tendo conquistado a Liga dos Campeões 15 vezes.

O estádio Bernabéu está localizado no centro de Madri, no bairro nobre de Chamartín, e os protestos ganharam grande repercussão. Moradores indignados criaram um grupo chamado “Vizinhos Afetados pelo Bernabéu” e apresentaram uma queixa contra o clube.

Após os protestos e várias multas aplicadas pela prefeitura de Madri, o clube deixou de sediar shows enquanto busca soluções para isolar acusticamente o estádio. Os moradores também protestam contra os planos de construção de grandes estacionamentos subterrâneos sob o estádio, e as obras foram interrompidas.

O estádio era tradicionalmente chamado de Santiago Bernabéu, mas seu nome foi recentemente encurtado.