Siga nossas redes

Análise

Morning Call: petróleo quase abaixo dos US$ 100 (Brent)

Os principais fatos que podem impactar os mercados hoje e uma breve análise do índice Bovespa.

Hugo Carone Especialista de Research da Nuinvest

Cenário global de bolsa de valores

A sexta feira encerra fraca na Ásia com as bolsas subindo de forma muito tímida. Nikkei em Tóquio com leve alta de +0,36%, da mesma forma o Hang Seng encerrava com alta de +0,29%, mas lembrando que o acumulado da semana para ambas as bolsas foi de queda, -2,46% e -0,76% respectivamente. Por lá o sentimento foi o mesmo do dia anterior, receio com o novo surto de COVID, maior desde o começo da pandemia e ao mesmo tempo a expectativa do mercado por possíveis estímulos para evitar uma desaceleração ainda maior da economia Chinesa.

Já na Europa a sexta feira começa mais animada com a maioria dos mercados operando acima de 1% de valorização. Nesse fim de semana acontece o primeiro turno das eleições na França onde por enquanto o atual presidente Macron lidera, mas a rival Marine Le Pen tem subido nas pesquisas indicando um provável segundo turno. Pelo terceiro dia seguido o petróleo do tipo Brent segue rondando a região psicológica dos $100 dólares e firmando abaixo desse nível podemos ver o petróleo novamente na casa dos $88 o que com certeza iria diminuir o receio de uma inflação ainda maior na região.

A agenda segue fraca nos Estados Unidos nesta sexta feira e sem grandes novidades até o momento. O acumulado da semana ainda é negativo e para zerar essa variação seria necessário uma alta na faixa de 1%. Até o momento o futuro do SP500 sinaliza uma leve alta de +0,39% e sendo esse valor quase a máxima cotada ao longo desta madrugada. Já para o índice de tecnologia (Nasdaq) recuperar a queda da semana, ele teria que se valorizar acima dos +2,5%, já que o setor vem sofrendo mais por conta da atual perspectiva de aumento dos juros.

Cenário no Brasil

Também no Brasil o dia é de agenda mais fraca, e o único indicador mais relevante seria o IPCA que será divulgado às 9:00 com previsão do mercado na faixa dos 1,28% para a variação mensal e 10,98% no anual. Lembrando que na noite de quarta foi anunciado para o dia 16 de abril a bandeira verde na tarifa de energia elétrica, e o mercado ainda deve estar ajustando as projeções para as próximas inflações a serem divulgadas. Hoje as duas principais commodities operam em leve queda, tanto o petróleo como mencionado acima, quanto o minério de ferro que está neste momento em queda de -0,74%. Claro que os dois são destaques por impactar diretamente os dois ativos de maior peso do nosso índice Ibovespa.

Ibovespa

O Ibovespa veio quase que cravado na região que foi mencionada dos 116500 e mostrou reação na quarta mesmo. Agora vamos acompanhar para ver se ele vai ter força para recuperar a MME9 do diário, já que no semanal ainda estamos acima deste suporte. A região de resistência ainda não muda e segue na faixa dos 120 mil pontos como foi amplamente comentado nas semanas anteriores, claro que acima abriria uma visão para buscar 125mil, mas lembrando que é necessário ficar acima dos 116500.

Indicadores econômicos e eventos

10:00 – BRA – IPCA

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.