Siga nossas redes

Análise

Morning Call: mercados caem por falas de presidente do BC alemão e ritmo do Fed

Presidente do Banco Central alemão afirma que juros na Europa vão subir mesmo com risco de recessão na Alemanha por crise energética. E investidores ficam atentos ao discurso de Jerome Powell no Simpósio de Jackson Hole na sexta feira.

China corta mais duas taxas de juros e BCE deve seguir com alta de juros mesmo com risco de recessão alemã

Nesta segunda feira, os mercados asiáticos repercutem a decisão da China expansão monetária via redução de juros para evitar a desaceleração da economia ao mesmo tempo em que investidores se preocupam sobre o ritmo de aumento de juros pelo Banco Central dos EUA.

A taxa de empréstimo primária de um ano (LPR) foi reduzida em 5 pontos base, para 3,65%, na decisão mensal do banco central nesta segunda-feira, enquanto a LPR de cinco anos foi cortada em 15 pontos, de 4,45% para 4,30%.

A LPR de um ano foi reduzido pela última vez em janeiro. A taxa de cinco anos, que foi cortada pela última vez em maio, influencia os preços das hipotecas residenciais.

A maioria dos principais índices asiáticos encerrou o pregão em queda com o japonês Nikkei com -0,47%, Hang Seng de Hong Kong com -0,59%, o indiano Nifty com -1,51%, o Taiex com -1,06% e o índice de Shanghai como exceção com alta de 0,61%.

Com agenda de eventos e indicadores vazia, os mercados europeus também registram quedas nesta segunda após falas Joachim Nagel, o presidente do Banco Central da Alemanha afirmar que o Banco Central Europeu deve seguir a trajetória de alta de juros a fim de convergir a inflação europeia para a meta de 2% mesmo que haja uma piora da crise energética e uma provável recessão durante o período de inverno. Na semana passada, a empresa de energia russa Gazprom anunciou o corte de fornecimento de gás para a Europa via o gasoduto Nord Stream entre 31 de agosto e 2 de setembro para manutenção.

A declaração afeta principalmente o índice alemão DAX, que registava queda de 1,68% enquanto os demais índices tinham quedas menores como o britânico FTSE com -0,09%, o francês CAC com -1,14% e o índice Euro Stoxx com -1,30%.

Índice de preços, PIB e evento anual com Bancos Centrais em foco na semana

Na quinta feira (25) acontece o Simpósio de Jackson Hole que conta com grandes nomes de Bancos Centrais e economistas e contará com a presença do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que fará um discurso na sexta feira (26). E na quinta feira, serão divulgados o PCE, índice de preços de consumo pessoal usado pelo Fed para tomada de decisões de política monetária e o PIB do segundo trimestre dos EUA.

Ibovespa cai mais de 1,9% na sexta feira mas ainda há espaço para mais correção

O Ibovespa, que vinha perdendo força, chegou ao momento de realização de lucros com queda na sexta feira. Apesar da queda ser expressiva, quando comparada com a valorização de mais de 18% desde 15 de julho, ainda é uma correção pequena e os principais pontos de suporte seriam as regiões da média de 200 fechamentos diários em 107.880 pontos e a média de 21 períodos diários em 106.825 pontos.

Fonte: TradingView

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.