Siga nossas redes

Análise

Morning Call: mercados operam sem grandes novidades nesta sexta feira

O dia começa com as mesmas preocupações ao redor do mundo.

bolsa
mercado

O segundo semestre começa com as bolsas em queda

A sexta feira foi marcada por quedas na Ásia e sem grandes novidades sobre a economia local. O receio por parte dos investidores continua sendo o mesmo em relação a economia global. Com isso o Nikkei em Tóquio fechou em queda de -1,73% aos 25.935 pontos. Já o CSI300 que compõe as principais empresas listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em leve queda de -0,41% cotado aos 4.466.

A Europa tinha começado a sexta feira tendo o pior desempenho com as ações de tecnologia por conta do anúncio feito pela fabricante de semicondutores dos Estados Unidos, Micron Technology. Porém nesse momento o índice de tecnologia realiza -1,66% e o de materiais básicos -1,95%. A pressão sobre o segundo setor indicado deve estar sendo por conta da realização do minério de ferro que no momento está em baixa de -3,32%. O FTSE em Londres operava em queda de -0,41%, CAC em Paris -0,30% e o DAX em Frankfurt -0,08%

A semana caminha para seu fim com anúncio da fabricante de semicondutores, Micron Tecnology, de que o setor não teria boas perspectivas para os próximos meses. No pré mercado da Nasdaq as ações da empresa estão precificando uma queda de -4,50%, o que levaria a cotação abaixo da mínima do ano e próxima de valores do fim de 2020. Outro destaque seria para o petróleo do tipo Brent que opera em alta de +2,05% após a forte queda na cessão anterior. A commodity pode finalmente corrigir ainda mais se ela cotar abaixo dos $107 dólares. Futuro do SP500 com leve queda de -0,27%.

Petróleo em alta e Minério de Ferro em queda

O mercado Brasileiro acorda com a PEC dos combustíveis aprovada pelo Senado e correndo em paralelo o receio com aumento desse novo gasto sobre as contas do governo em pleno ano eleitoral. Hoje as duas principais ações do IBOV podem atuar de forma distintas, já que o minério de ferro realiza -3,32% e o petróleo está em alta de +2,05%.

Até o momento nada feito em superar e fechar acima dos 101 mil pontos para o IBOV, o que poderia ter ajudado o índice a evitar um fechamento semestral fraco. Como vem sendo comentado a mínima da semana anterior vai ser uma faixa a ser acompanhada, pois perdendo esta região a pressão vendedora de curto prazo deveria retornar sinalizando novamente a busca pelos 95 / 90 mil pontos.

gráfico do Ibovespa hoje 01-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo

Bitcoin

Ajustando ao novo valor de curto prazo que o Bitcoin precisa fechar acima para começar a esboçar uma melhora, $21.150 dólares. Lembrando que a briga nos 20 mil dólares deve continuar e se não segurar acima pode abrir espaço para realizações mais expressivas, pois o próximo patamar para sustentar os preços estaria apenas nos 10 mil dólares, o que representaria uma queda de -50% do valor atual.

gráfico do Bitcoin (BTC) hoje 01-07-22, o viés ainda é negativo para o curto prazo

Light (LIGT3)

Com o fechamento do último pregão o ativo trabalha abaixo da faixa dos 6,00 e por hora segue com viés negativo, apesar disso ele teria a possibilidade de um repique por ter se distanciado demais das médias de curto prazo. No longo prazo se ele insistir em realiza a próxima faixa que entraria força compradora seria na região dos 5,00.

gráfico do Light (LIGT3) hoje 01-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo
09:00BRAIPP mensal
10:45EUAPMI Industrial
11:00EUAPMI Industrial ISM
14:00EUAContagem de sondas Baker Hughes
15:00BRABalança Comercial

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.