Siga nossas redes

Cafeína

Após dois anos, poupança deixa de perder para a inflação; efeito é temporário?

Há dois anos que o rendimento da poupança vinha perdendo para a inflação. Logo, quem deixou o dinheiro parado na caderneta perdeu o poder de compra.

Após três meses consecutivos de deflação no país, de queda dos índices de preços, levantamento do Trademap mostra que a aplicação deixou de perder para a inflação nos últimos 12 meses. Enquanto o IPCA subiu 7,16% nesse período, a poupança ficou 0,02% acima do índice de preços, algo que não era visto desde agosto de 2020. Em outubro de 2021, a poupança chegou a ficar 7,59% abaixo da inflação.

No entanto, a poupança ficou praticamente no zero a zero em comparação com a alta de preços. De qualquer forma, nos próximos meses a projeção é de que seu rendimento fique acima do índice de preços. Mas antes que muitos se animem e fiquem em dúvida se vale a pena voltar para a caderneta, é importante frisar que a aplicação financeira continua a não ser recomendada.

A poupança não é indicada para a reserva financeira por uma série de razões. Samy Dana e Dony De Nuccio apontam quais, neste Cafeína.

Veja também:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.