Siga nossas redes

Cafeína

Aposentadoria: 2 a cada 10 brasileiros se preparam — como fugir da estatística?

Neste Cafeína, Samy Dana e Dony De Nuccio mostram formas de mudar o cenário da futura aposentadoria ao diversificar em fundos de previdência privada.

Segundo o raio-x feito pela Anbima sobre como os brasileiros estão se preparando para a aposentadoria, 47% das pessoas entrevistadas esperam contar com recursos da previdência social; 28% pretendem continuar no mercado de trabalho, enquanto 2% acreditam que vão ter apoio dos filhos ou de familiares.

A entidade também apontou que apenas dois em cada dez brasileiros afirmaram que estão se planejando para a velhice. Já sobre o dinheiro das aplicações financeiras, 10% pretendem utilizar o retorno delas para se manter; 6% dizem que vão contar com o retorno da previdência privada; 4% pretendem receber aluguel de imóveis que possuem e 1% diz ter economias guardadas. No entanto, 12% das pessoas declararam não ter a menor ideia de onde vai vir o sustento da aposentadoria.

Já a mesma pesquisa feita com os brasileiros que já se aposentaram aponta que a maioria (89%) têm a previdência social como única fonte de renda. 6% são sustentados pela previdência privada, 1% por dinheiro aplicado em produtos financeiros e 2% pela renda de aluguéis que recebem. Outra parcela (2%) continua fazendo “bicos” ou dependendo da família.

Mas seis a cada dez aposentados afirmaram que o custo de vida aumentou nessa fase da vida.

Neste Cafeína, Samy Dana e Dony De Nuccio mostram formas de mudar o cenário e fugir das estatísticas ao diversificar em fundos de previdência privada.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.