O ano de 2020 foi marcado pela pandemia e consequente perda em diversas esferas. Não diferente, as petroleiras foram afetadas pela baixa demanda, o que ocasionou queda nos lucros e até prejuízos.
Apesar de novas cepas do coronavírus ainda surgirem, 2021 vem sendo um ano de recuperações quando levado em consideração o mundo corporativo. E apesar de os resultados do 4º trimestre ainda não terem sido divulgados, o trimestre anterior já ditou os rumos das petroleiras em um ano que está a três dias do seu fim. A ExxonMobil, maior empresa de petróleo dos Estados Unidos, registrou lucro líquido de 6,8 bilhões de dólares, um ano após o prejuízo de 680 milhões de dólares.
Já a Chevron, que ocupa o posto de segunda maior petrolífera americana, divulgou um lucro ajustado de 5,7 bilhões de dólares. Este foi o melhor resultado trimestral da empresa em oito anos. Não diferente, a Petrobras (PETR3, PETR4) se destacou nos resultados do terceiro trimestre ao divulgar um lucro líquido de 31 bilhões de reais, revertendo o prejuízo de 1,5 bilhão de reais divulgado entre julho e setembro de 2020. O que refletiu no retorno aos seus acionistas, já que a estatal brasileira foi recordista no pagamento de dividendos, sendo este o maior valor distribuído da sua história.
Dado o atual cenário, será que investir em petróleo é um bom negócio? Samy Dana e Dony De Nuccio mostram como investir na commoditie e o que esperar do próximo ano.