Siga nossas redes

Cafeína

Como a taxação dos super ricos muda o mercado brasileiro?  

Neste Cafeína, Dony De Nuccio explica o impacto da medida do governo no mercado brasileiro.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 minutos

O  presidente Lula assinou a Medida Provisória (MP) que vai taxar os fundos exclusivos, logo, aqueles que têm um único cotista. Ele também encaminhou ao Congresso um projeto de lei que prevê a tributação anual dos ganhos de capital aplicados no exterior, nas chamadas offshores

Enquanto os fundos exclusivos são conhecidos como os fundos dos super ricos porque têm um investimento mínimo de R$ 10 milhões, as offshores são geralmente  uma empresa legal registrada em um país ou território que oferece vantagens fiscais e regulatórias para negócios internacionais.

A tributação de fundos offshore é, até então, a medida compensatória pensada pela Fazenda para garantir a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física neste ano. A expectativa da Fazenda era de obter receitas de R$ 13,59 bilhões entre 2023 e 2025 com essa nova cobrança.

Como o Congresso pediu por mais tempo para discutir a medida, a opção foi por editar uma medida provisória prevendo a tributação de fundos exclusivos.

Neste Cafeína, Dony De Nuccio explica o impacto da medida do governo no mercado brasileiro.

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.