Siga nossas redes

Cafeína

De janeiro a dezembro: saiba quando cada produto ou serviço estará mais barato

De roupas de cama, brinquedos, televisores, até serviços para casamento ou passagens aéreas – levantamento aponta melhor período para compras.

Com a alta da inflação nos preços – de produtos, alimentos e serviços – se programar para fazer a compra de algumas das alternativas acima pode surtir efeitos positivos no bolso. Principalmente se o consumidor tiver em mãos um calendário de promoções.

Segundo a educadora financeira da Open Co, Lai Santiago, é possível adquirir determinados bens ou serviços com preços mais atrativos a depender do período do ano. Em levantamento feito durante os anos de 2020 e 2021, a educadora identifica quais os produtos que costumam ter o preço reduzido em cada um dos 12 meses.

De roupas de cama, mesa, banho, brinquedos, panelas, televisores, até serviços para casamento ou passagens aéreas – o estudo indica identifica promoções de diferentes itens em sites, cupons de desconto e cashbacks via rastreador de preços.

Segundo a pesquisa, janeiro é um bom mês para comprar artigos de decoração, cama, mesa, banho e roupas de frio pelas queimas de estoque deixadas do ano anterior. Já fevereiro é o mês mais em conta para material de construção.

Março é um bom mês para comprar roupas e sapatos, por conta da mudança de coleção. Abril é o momento para comprar presentes de Dia das Mães. Enquanto maio é um bom momento para comprar artigos masculinos, porque o comércio estará de olho em artigos femininos, por conta do Dia das Mães. Esse período também é indicado para comprar televisão, pois o ano fiscal japonês termina em março. O que significa que  novos produtos são lançados em abril, e por isso, as liquidações dos modelos anteriores vão até maio.

Junho, por ser inverno, é excelente para adquirir itens de verão, como biquíni e protetor solar, já que a procura por esses produtos cai bastante. Na parte de eletrodomésticos, as geladeiras acabam sendo uma boa pedida nesse período, pois os modelos novos surgem no mercado em maio e os antigos entram em promoção justamente em junho.

Enquanto julho é um bom mês para comprar perfumes e agosto novamente um bom mês para comprar roupas e sapatos pela outra troca de coleção.

O Dia dos Pais  é um bom período para comprar panelas, pois agosto é uma data pouco procurada para os casamentos – sendo inclusive este um bom mês para realizar esse tipo de evento. As demandas por buffet, vestido e decoração caem e os preços ficam mais acessíveis.

setembro é um bom mês para comprar bicicletas e brinquedos porque os estoques para o Dia das Crianças são reabastecidos. Outubro é indicado pra renovar o guarda roupa do inverno, já que as roupas de frio estão em promoção e o  período mais quente do ano está chegando. E com a proximidade com o final do ano, este é também um período indicado para comprar artigos natalinos, pois os produtos acabaram de chegar nas prateleiras, há muita oferta, mas a procura ainda é baixa.

Novembro é um mês já conhecido pelas promoções na Black Friday e Cyber Monday e dezembro é indicado para comprar automóvel e material escolar.

No entanto, outros itens merecem atenção especial, como é o caso das passagens aéreas. É melhor comprar passagens e pacotes de viagem para datas fora do período de férias escolares e de festas de final de ano.

Segundo a planejadora financeira, é importante saber qual é a baixa temporada do destino. Nesse caso, para encontrar as melhores promoções, a dica é comprar entre 25 a 40 dias de antecedência para vôos nacionais e de 30 a 60 dias para viagens internacionais.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.