Siga nossas redes

Cafeína

Dividendos da Petrobras (PETR4) compensam risco político?

Para o investidor que se atrai pelos bons dividendos da petroleira, analisar apenas os proventos compensa os riscos envolvidos para as ações PETR4 com a chegada das eleições?

Depois de a Petrobras (PETR4) aprovar na semana passada a distribuição de R$ 87,8 bilhões em dividendos – o que equivale a R$ 6,73 por ação – a estatal assumiu (até agora) a posição de maior pagadora de dividendos da bolsa em 2022. No entanto, como o ano ainda não acabou e 2022 tem eleições, será que os dividendos da petroleira compensam os riscos políticos?

Desde o início do governo de Jair Bolsonaro, em 2019, a estatal teve quatro presidentes nomeados. A alta nos preços dos combustíveis está entre os principais motivos das trocas de comando da companhia.

Hoje, a União detém 50,38% das ações ordinárias (ON) da Petrobras, aquelas que dão direito a voto, o que a torna a principal controladora. Já considerando todas as ações, inclusive as ações preferenciais (PN), que não dão direito a voto, a participação do governo na Petrobras é de 28%. O que significa que ao repartir os dividendos com os acionistas, o governo um dos que mais recebem.

Para o investidor que se atrai pelos bons dividendos da petroleira, analisar apenas os proventos distribuídos ou que ainda estão por vir compensa os riscos envolvidos para as ações PETR4 com a chegada das eleições?

Assista ao Cafeína, com Samy Dana e Dony De Nuccio, que traz diferentes análises sobre as ações PETR4.


Veja também:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.