Siga nossas redes

Cafeína

Ebitda, margem, receita: como avaliar um balanço financeiro?

A depender do ramo de atuação de uma companhia, alguns indicadores pesam mais na avaliação do que outros.

A cada trimestre começa a temporada de balanços das empresas listadas em bolsa. Cada companhia reporta ao mercado o desempenho do trimestre passado, as projeções para o trimestre futuro, assim como os comentários do CEO ou presidente sobre os desafios do período.

Entre lucro bruto, líquido, ebitda ajustado, ebit, receita líquida, margem bruta, caixa operacional, fluxo de caixa livre, o que de fato deve ser levado em consideração a depender do ramo de atuação da respectiva companhia?

Para o analista de ações da Nu invest, Murilo Breder, especializado em balanços financeiros, o investidor precisa ter cautela com as interpretações. Segundo ele, por mais que seja correto e muito utilizado comparar o resultado do quarto com o terceiro trimestre, ou então de um ano antes, é necessário ter cuidado redobrado com o efeito base – um efeito que pode distorcer os números.

“Suponha que um lucro foi muito baixo em um trimestre, próximo de zero. Mas daí, no trimestre seguinte, o lucro é bem maior. Acontece que  em valores percentuais, este crescimento vira um crescimento enorme, de 400%, 500%,  o que o brilha os olhos do investidor. Mas a real é que essa alta só foi expressiva dado o mau desempenho no trimestre anterior”, aponta Breder.

Para o analista, é necessário analisar a procedência do lucro de uma empresa, já que este é muitas vezes sujeito ao câmbio, depreciação, amortização – uma série de elementos que permitem uma certa subjetividade na interpretação.

“Para muitas empresas, como commodities e exportadoras, o Ebitda faz mais sentido para eliminar diferenças, como a cambial”, diz. Um exemplo dado por Breder é quando se compara empresas brasileiras exportadoras com seus pares  internacionais. E nesse caso, o Ebitda é o mais utilizado para fazer essa comparação, até porque, há uma diferença de imposto de renda entre um país e outro. De forma prática, o Ebitda é o lucro de uma empresa já descontadas as despesas, mas  antes de tirar os impostos.

Neste Cafeína, Samy Dana e Dony De Nuccio mostram como avaliar o balanço financeiro de uma empresa listada.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.