Será que as ações dos bancos brasileiros estão baratas? Essa pergunta tem sido constante na cabeça dos investidores, já que o Ibovespa, principal índice da B3, recuperou parte das perdas durante a pandemia do coronavírus, porém, os grandes bancos parecem ter ficado para trás.
Na atual crise econômica causada pela covid-19, o setor bancário tem sido resiliente, apesar de os lucros terem caído cerca de 40% no segundo trimestre. Mas essa queda não se deu por perdas, e sim porque os bancos já estão provisionando dinheiro para um provável aumento na inadimplência devido à pandemia.
O mercado não tem visto com bons olhos não apenas a queda nos lucros, como também a concorrência com as fintechs. Elas são uma realidade e estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Mas dado este cenário, fica a pergunta: Será que as modernas fintechs vão acabar com os bancos tradicionais? As ações dos grandes bancos estão a preços atrativos ou justos na Bolsa?
É por isso que o Cafeína de hoje escolheu um banco para analisar: o Itaú Unibanco (ITUB4).
Criado por João Moreira Sales, o banco é considerado a quarta empresa mais valiosa da América Latina, com valor de mercado de R$ 220 bilhões. O Itaú concentra seis dos sete maiores lucros anuais dos bancos brasileiros na história. E todo eles ocorreram nos últimos seis anos.
Se interessou? Assista agora ao programa mais divertido no mundo dos investimentos e onde você mais aprende com especialistas.
Leia mais:
Ações dos bancos disparam antes de balanços do 3° tri: os lucros vão subir?
Como bancos digitais e fintechs estão se virando para lucrar com o Pix?
• 11 ações baratas da bolsa: vale investir ou é ‘furada’?