Siga nossas redes

Cafeína

Open Banking: será o fim das restrições das informações?

No Cafeína de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio contam tudo sobre o novo sistema.

Como o nome sugere, o Open Banking é um sistema financeiro aberto, que consiste no compartilhamento de dados financeiros de forma padronizada. Em uma única plataforma integrada e segura, as diferentes instituições financeiras têm acesso a dados dos clientes pra oferecer produtos e serviços personalizados e mais vantajosos para cada caso. Até então não havia esse intercâmbio de informações entre os bancos. Pelo menos aqui no Brasil.

O principal benefício em se ter um sistema financeiro aberto é em suma estimular a concorrência. Isso porque vai facilitar o crédito, vai estabelecer taxas mais competitivas e de acordo ao perfil de risco dos clientes, além de facilitar a comparação de serviços entre as financeiras. Imagine poder comparar desde o custo de seguros, a rentabilidade dos investimentos ou dos demais produtos bancários?

A ideia é criar produtos e serviços sob medida e com preços mais atrativos para a necessidade do cliente, com base nos dados de consumo, renda e transações financeiras. O Brasil não é o primeiro a adotar a medida, já que outros países já adotaram ou estão em alguma fase de adoção do sistema.  

No Cafeína de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio contam tudo sobre o Open Banking.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.