Pela segunda vez, os cotistas do fundo imobiliário TORD11 não vão receber os rendimentos do fundo imobiliário. Mas como o quesito dividendos é o motivo de se investir nessa classe de ativo, pelo menos para a maioria dos investidores, será este um mal sinal?
A gestão do Tordesilhas EI Fundo de Investimento Imobiliário (TORD11) avisou aos cotistas em carta que os rendimentos de março não serão repassados. O mesmo aconteceu em agosto de 2022. Ambos os fatos foram justificados pela preocupação com o aumento da inadimplência e cancelamento de negócios atrelados a carteira do fundo, segundo a gestão. Essa “freada”no repasse dos rendimentos seria uma forma de preservar o caixa.
Os FIIs podem fazer isso já que pela lei eles são obrigados a distribuir semestralmente 95% do lucro que tiveram. A questão é que a maioria dos fundos distribui mensalmente.
Neste Cafeína, Samy Dana e Dony De Nuccio mostram como é composto o portfólio do fundo imobiliário e quais os riscos para os cotistas que estão expostos.
Veja também
- Brookfield põe à venda Pátio Paulista e Higienópolis e decide sair do setor de shoppings
- Cenário para fundos imobiliários mudou: com juro alto, investimento vale a pena?
- JHSF conclui parte de acordo com XP Malls para venda de fatias em shoppings
- Reforma Tributária: contribuição de FIIs e Fiagros será opcional para ‘tranquilizar o mercado’
- Imóveis mundiais perderão 9% do seu valor por conta de tragédias climáticas