Siga nossas redes

Claudia Kodja

ChatGPT: nova tecnologia é inovadora, mas incorreta

Saiba quais são as aplicações e armadilhas sobre a ferramenta que você precisa conhecer.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 6 minutos

O título dado a este artigo poderia seguir o consenso, confirmando o entusiasmo com que insiders e formadores de opinião tem sobre o ChatGPT, atribuindo a mesma perplexidade diante de uma tecnologia que responde a qualquer questionamento – de maneira, aparentemente, humana.

Seguindo o mesmo objetivo de outros artigos publicados por mim, a tarefa deste é sugerir o “preço ajustado” a uma inovação, que ainda não tem garantido o valor enunciado. 

Além das soluções prometidas pelo novo chatbot, é preciso resolver problemas envolvendo a elevada taxa média de respostas incorretas, que geralmente parecem boas aos usuários; os impactos negativos no desenvolvimento do pensamento crítico e analítico, tão demandados pelo mercado; e a necessidade de prevenção ao plágio.

Conforme Bern Elliot, vice-presidente da Gartner, uma das maiores empresas de consultoria e pesquisa tecnológica do mundo, avaliada em de US$ 4,7 bilhões e membro do S&P 500 – 100+:

 “O ChatGPT, como atualmente concebido, é um truque de salão. É algo que não vai resolver o que as pessoas precisam, a menos que elas queiram uma espécie de distração. É mais uma maneira de a OpenAI ganhar publicidade e mostrar o que é possível para grandes modelos de linguagem, o que não representa um software útil para empresas.”

De onde veio o ChatGPT?

Vamos equalizar os conhecimentos, saber exatamente o que é o ChatGPT, quem o criou, qual as oportunidades e ameaças envolvidas e caso você queira testá-lo, quais as alternativas disponíveis no mercado. 

O que é o ChatGPT e quais são as suas aplicações?

É um sistema de bate-papo baseado no modelo GPT-3 AI, desenvolvido pela startup norte-americana OpenAI, fundada por Elon Musk e Sam Altman.

O GPT-3, a terceira geração do “Generative Pre-trained Transformer”, é um modelo de aprendizado de máquina que utiliza dados da internet para gerar qualquer tipo de texto. 

O ChatGPT é uma variante do modelo GPT-3, otimizado para simular o diálogo humano. A partir de instruções simples ou complexas feitas com poucas palavras, o ChatGPT poderá retornar respostas detalhadas e semelhantes às oferecidas pelos humanos.

Por exemplo:

  • Quero uma receita fácil para o jantar, usando apenas estes 5 ingredientes…
  • Escreva um texto com 200 caracteres para o LinkedIn sobre o futuro do setor de energia elétrica.
  • Descreva detalhadamente como funciona o DBSCAN, um algoritmo não paramétrico de agrupamento baseado em densidade.
  • Qual o trecho deste código contém uma vulnerabilidade de segurança. 

Os textos gerados pelo ChatGDP utilizam a probabilidade para ver quais palavras se alinham melhor ao contexto fornecido na pergunta. Ele gera um novo texto e não mostra os textos existentes, como fazem os mecanismos de pesquisa comuns. 

A utilização do ChatGPT poderá transformar a maneira como as pessoas usam motores de busca, os acessos não se darão apenas através de links, mas resolvendo problemas e respondendo a perguntas.

Além de fornecer respostas às consultas e gerar conteúdo, o ChatGPT já está sendo testado por alguns setores do mercado.

Para os clientes, a tecnologia ChatGPT pode significar respostas mais rápidas, melhor atendimento, fluxo de vendas mais fácil e uma conexão com as empresas. 

A utilização do ChatGPT pelas indústrias poderá reduzir os custos de suporte, aumentar as taxas de conversão de campanhas de marketing, aumentar a fidelidade do cliente, acelerar os ciclos de vendas e gerar mais leads.

Quais são as limitações do ChatGPT?

O sistema  ChatGPT é treinado para fornecer respostas que pareçam corretas para os humanos. 

O principal problema é que, embora as respostas produzidas pelo ChatGPT tenham uma alta taxa de incorreção, elas normalmente “parecem” que “podem” ser boas.

As milhares de respostas erradas que sobrecarregaram a equipe de moderadores voluntários do Sistema Chat GPD, levaram alguns administradores a proibir qualquer usuário a postar respostas geradas pelo ChatGPT.

A experiência dos moderadores com respostas erradas, que parecem certas, obrigou os criadores do ChatGPT a criarem um alerta aos usuários em seu anúncio sobre esta nova tecnologia.

Conforme a Stack Overflow, um site de perguntas e respostas para profissionais na área de programação de computadores, “como a taxa média de obtenção de respostas corretas do ChatGPT é muito baixa, a postagem de respostas criadas pelo ChatGPT é substancialmente prejudicial ao site e aos usuários que estão perguntando ou procurando respostas corretas. Embora as respostas produzidas pelo ChatGPT tenham uma alta taxa de incorreções, elas geralmente parecem boas”.

Da mesma forma, o departamento de educação da cidade de Nova York proibiu o acesso ao ChatGPT nas redes e dispositivos das escolas públicas. O sistema foi banido, devido a preocupações com impactos negativos na aprendizagem dos alunos, com a segurança e precisão do conteúdo. 

Conforme o porta-voz do departamento de educação de Nova York, Jenna Lyle ao Motherboard, “embora a ferramenta possa fornecer respostas rápidas e fáceis às perguntas, ela não desenvolve habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, que são essenciais para o sucesso ao longo da vida”.

Na verdade, esses modelos não entendem a linguagem humana – eles apenas geram texto com som natural, prevendo qual palavra virá a seguir, com base nos dados de treinamento e nas palavras anteriores em uma sequência. Eles também são famosos por reproduzir estereótipos racistas e sexistas, que as empresas de IA tentaram filtrar e suprimir com resultados extremamente irregulares.

Como acessar o ChatGPT e quais são as alternativas (gratuitas e pagas)

Você pode usar o ChatGPT gratuitamente – por enquanto. 

Como o modelo de processamento de linguagem natural ainda está em fase de pesquisa e visualização de “aprendizagem”, as pessoas podem usá-lo gratuitamente.

Tudo o que você precisa é se registrar para uma conta OpenAI gratuita.

A OpenAI lançou recentemente a nova opção de uso do ChatGPT Plus para que os clientes tenham acesso ilimitado, respostas mais rápidas e liberação prioritária a novos recursos, por $ 20

Caso você não tenha conseguido acessar ChatGPT devido à sobrecarga de usuários em seus servidores, ou deseja experimentar outros serviços semelhantes, confira oito alternativas: 

1. Chatsonic;

2. OpenAI Playground;

3. Character AI;

4. DialoGPD;

5. Perplexity;

6. Replika;

7. Neeva;

8. Jasper Chat.

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. 

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.