Siga nossas redes

Coluna do Samy

Futuro do trabalho: home office, híbrido ou presencial?

Empresas têm requerido mais que seus funcionários trabalhem presencialmente.

Google 16/05/2022 REUTERS/Peter DaSilva

Nos últimos dias, o debate sobre o retorno do home office tem sido intensificado após Elon Musk, renomado empresário e CEO da Tesla (TSLA34) e SpaceX, questionar publicamente a “moralidade” desse modelo de trabalho. Após terem experimentado os benefícios de trabalhar em casa, os profissionais não têm demonstrado grande entusiasmo em retornar ao trabalho presencial. Contudo, Musk defende que esse modelo de trabalho, além de ineficiente, é excludente e cria distorções de mercado, afirmando que apenas algumas profissões podem se dar ao luxo de trabalhar de casa, enquanto outras, como a construção e a produção de bens físicos, não têm essa opção.

O debate sobre o retorno do home office é complexo e envolve diferentes perspectivas. Enquanto Elon Musk e outros argumentam que o trabalho remoto é moralmente errado, há quem questione qual é a “imoralidade” de defender as liberdades e interesses individuais, quando não há ninguém ferindo diretamente a liberdade de ninguém. O trabalho remoto trouxe inúmeras vantagens para as empresas, para o meio ambiente e para os colaboradores. A flexibilidade do local de trabalho reduz, em tese, a emissão de carbono e permite que muitos profissionais conciliem melhor suas responsabilidades pessoais e profissionais, aumentando o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. 

Além disso, há uma economia de tempo e dinheiro com deslocamentos, que foram, desde o princípio, pontos positivos apontados pelas empresas. Sem contar a redução do estresse causado pelo trânsito e a possibilidade de escolher um ambiente de trabalho mais confortável, que foram aspectos positivos amplamente destacados pelos colaboradores. Por outro lado, grandes empresas, como o próprio Google (GOGL34) – que foi pioneira não apenas na adesão, mas na viabilização do trabalho remoto ao redor do mundo –, estão intensificando os esforços para trazer os funcionários de volta aos escritórios. Elas argumentam que o trabalho presencial promove a inovação, a colaboração e a conexão entre os membros da equipe.

Muitos executivos acreditam que o retorno ao escritório é fundamental para revitalizar os centros urbanos e impulsionar a economia local. No entanto, os trabalhadores relutam em abrir mão da flexibilidade e dos benefícios do home office. Diante disso, uma solução intermediária que pode ser promissora é o modelo híbrido. Essa abordagem combina o trabalho remoto com a presença no escritório, permitindo que os colaboradores desfrutem dos benefícios de ambos os ambientes – e permitindo que os impactos socioeconômicos sejam mitigados. O modelo híbrido pode ser adaptado de acordo com as particularidades de cada empresa e cargo, oferecendo a oportunidade de encontrar um equilíbrio que atenda tanto às necessidades dos colaboradores quanto às metas e objetivos das organizações.

De qualquer forma, não há uma única resposta “certa” para problemas complexos como o futuro do trabalho. As melhores soluções são as que tendem à conciliação e à flexibilidade. Neste caso, é preciso conciliar impactos econômicos, sociais e ambientais para definir o melhor modelo de trabalho não apenas para as empresas e para os colaboradores, mas para a sociedade, já que essas três esferas são altamente interdependentes no longo prazo. O mercado tende a se autorregular e quando há respeito aos contratos e liberdades individuais pode-se crer que as empresas e colaboradores farão os acordos que julgarem melhor para ambos, no curto, médio e no longo prazo.

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.