Siga nossas redes

Coluna do Samy

Viés de ‘confiança serial’? Veja o que diz estudo sobre as nossas decisões

Experiências perceptivas influenciam em escolhas subsequente; entenda.

Moedas japonesas. Fonte: Freepik.

Pesquisadores da Universidade Metropolitana de Osaka realizaram um estudo para determinar se o viés de dependência serial influencia o processamento perceptivo e cognitivo de ordem inferior ou superior. O viés de dependência serial é um efeito que faz com que a percepção atual seja influenciada pela percepção anterior.

Foram conduzidos experimentos utilizando moedas japonesas de três tipos – prata de um iene, ouro de cinco ienes e cobre de dez ienes –, uma série de 250 moedas apareciam na tela cada uma por vez por meio segundo tanto no primeiro como no segundo experimento.

No primeiro experimento, participantes tentavam adivinhar o número total de moedas que apareciam. Já no segundo experimento, os participantes tinham que adivinhar o valor total (somatório) das moedas . A dependência serial foi confirmada: descobriu-se que o palpite sobre a quantidade de moeda que apareceram no primeiro experimento tinha um efeito sobre o palpite sobre segundo experimento.

As descobertas sugerem que o surgimento da dependência serial é mais fortemente influenciado pelo processamento cognitivo. Isso significa que nossas experiências perceptivas e nossas próprias decisões influenciam escolhas subsequentes, o que pode ser valioso para entender como interpretamos as coisas em nossas vidas diárias. Os resultados do estudo foram publicados na revista Scientific Reports.

O professor Shogo Makioka, líder da equipe de pesquisa, acredita que essas descobertas devem ser usadas para melhorar a forma como a informação é apresentada e minimizar o erro humano no local de trabalho. Ele disse: “acreditamos que as descobertas mais recentes sobre vieses, como o viés de confiança serial, devem ser usadas para melhorar a forma como a informação é apresentada e ser usado para minimizar o erro humano no local de trabalho.”

Essas descobertas ajudam a entender como nossa percepção é afetada por experiências anteriores e como podemos minimizar o erro humano no local de trabalho.

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. 

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.