O Chief Executive Officer (CEO) é o cargo executivo de mais alto escalão em uma empresa, responsável por conduzir o plano estratégico geral da instituição. Cabe ao CEO a posição de líder do conselho, estabelecendo as políticas de gestão corporativa e integrando-as ao dia a dia da empresa.

O CEO supervisiona a alta administração e os executivos “C-level”, como o presidente (que normalmente é o segundo em comando do CEO), o diretor financeiro (CFO), o diretor de operações (COO) e o diretor de marketing (CMO).

As mulheres em cargos de CEO correspondem a apenas 4,8% nas 500 empresas com maior faturamento do mundo, segundo o Fortune Global 500, do ano de 2022. 

Já as latinas, ocupam o menor número de assentos nos conselhos administrativos, em comparação com qualquer grupo de gênero, raça ou etnia. Conforme a Latino Corporate Directors Association (LCDA), “dentro do grupo demográfico feminino, as latinas ocupam apenas 1% ou 59 assentos nos conselhos administrativos, em comparação a 1.226 mulheres brancas, 183 negras e 89 asiáticas”.

As características que diferenciam as CEOs

Mais útil do que ressaltar a baixa representatividade das mulheres nos postos de CEO, é destacar os fatores que as conduzem a essa posição.

Conforme um estudo histórico da Korn Ferry, entre as principais características que colocam as mulheres à frente do jogo corporativo estão:

10 CEOs latinas mais influentes do mercado 

Conheça algumas das CEOs latinas mais influentes do mercado que se destacam no mundo corporativo pela qualidade de seus resultados e da sua liderança, segundo a lista “As Mulheres de Impacto na América Latina 2023”, da Bloomberg Línea.

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação.