Siga nossas redes

SO$ Finanças

Quais investimentos são ‘blindados’ da marcação a mercado?

Desde o início do ano, as corretoras passaram a ser obrigadas a mostrar aos clientes o preço em tempo real dos títulos.

Antes de pensar em se “blindar” dos efeitos da marcação a mercado, é importante entender o que ela significa. A marcação a mercado nos mostra o quanto um título vale no dia, caso você queria se desfazer dele, ou seja, vendê-lo.

Desde o início de 2023, as corretoras passaram a ser obrigadas a mostrar aos clientes o preço em tempo real de mercado dos títulos públicos federaisdebêntures e certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) e do agronegócio (CRAs). Até então, o investidor não tinha acesso às oscilações sofridas pelas aplicações no dia a dia. Veja a nova regra.

O conceito de se “blindar” da marcação a mercado não faz tanto sentido. Ela somente reflete o valor do investimento no dia. Seria como se você soubesse todos os dias o quanto sua casa vale, mas se você não está considerando se desfazer dela, essa informação passa a ter menos importância.

Foco em fundos

Os fundos de investimento são um exemplo ótimo pra entender esse processo. Quando você investe em um fundo, todos os dias consegue ver o valor do seu dinheiro mudar, isso significa que você sabe diariamente o quanto seu investimento está valendo.

Na prática se você comprou um título de renda fixa, o “fixa” se refere a remuneração contratada, que é garantida somente no vencimento. Então se você quer se “blindar” basta segurar o título até o vencimento que o rendimento contratado será cumprido.

Uma forma inteligente de fazer é comprar títulos que atendam seus objetivos, assim você não precisa se preocupar com vendê-los antecipadamente.

*Head Comercial da Fiduc

*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.