Siga nossas redes

SO$ Finanças

Quando é vantajoso resgatar um papel do Tesouro antes do vencimento?

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 minutos

novos bilionários brasileiros 2021 - imagem decorativa
Crédito: Shutterstock

Pergunta do leitor: Quando vale a pena fazer o resgate de um título público do Tesouro Direto antes da data de vencimento?

Resposta de Lécio Simões*:

Investir sem entender o propósito de cada aplicação, é como tomar um remédio por indicação sem ler a bula. Pode funcionar 99 vezes, mas basta 1 erro para você ter se arrependido das 99.

Por mais estranho que possa parecer, cada produto financeiro (investimento) possui uma característica e essa característica terá os prós e contras em cada cenário de mercado ou da sua vida.

E uma questão muito comum que aparece com alguns clientes, é indagarem sobre a melhor hora de resgatar um título do Tesouro Direto antes do vencimento. Essa pergunta é simples, muitos acham que um simples aceno positivo ou negativo de cabeça basta, mas não é bem assim.

Antes de tudo, você deve ser perguntar qual motivo te levou a comprar tal título do tesouro direto. Se você teve um planejamento financeiro antes de investir, você deve ter escolhido um investimento para servir de veículo para juntar dinheiro e após ter acumulado a quantia necessária, você iria sacar, certo?

Se o dinheiro acumulado até presente momento já cobre os seus objetivos, você não deveria ficar preso a rentabilidade do investimento, e sim a sua satisfação em realizar seus objetivos. Ou seja, você ainda quer comprar tal objetivo que te motivou a investir? Se resposta for sim, não demore e vá realizar seus sonhos. Se a resposta for não, vamos conversar mais um pouco.

Digamos que você não se planejou para algo específico e simplesmente investiu de forma aleatória em um título do Tesouro Direto a dois anos atrás ou que você não quer mais realizar o objetivo que re motivou a investir (recomendo fortemente que você busque um planejador financeiro para que suas decisões estejam sempre alinhadas com os seus objetivos de vida).

Você deve responder 3 perguntas básicas antes de seguir com a decisão de sacar antes do saque:

  1. Estou com lucro ou prejuízo no carregamento do meu título?
  2. Vou sacar para fazer o que?
  3. Qual o horizonte de tempo quero manter meu dinheiro investido

Essas perguntas são fundamentais, pois não temos como dizer a melhor hora sem olhar um pouco para as suas necessidades.

Digamos que você investiu em um título prefixado a 3 anos atrás, que paga até o vencimento um juros de 8% ao ano até 2029, e devido as oscilações do mercado hoje seu título está negativo. Vale a pena sacar? Depende!

Depende do motivo do saque, e de quanto tempo mais você pode esperar, pois esse título ele tem uma rentabilidade certa se for levado até 2029. Dependendo das suas respostas pode ser vantajoso sacar, ou não.

E se o título estiver positivo? Muito acima do valor contratado? Esse caso não é muito normal, mas em alguns casos é possível, e para isso as perguntas acima também se fazem necessário, sendo que nesse caso, no meu ponto de vista, o que fica mais latente é a 2° pergunta, você vai sacar pra fazer o que?

Pois uma vez que você sacar, você deve ou consumir esse dinheiro em objetivos ou migrar para algum investimento que tenha perspectiva de maiores rentabilidades, do contrário você estará trocando seis por meia dúzia se não for pior.

Alguns optam por resgatar o título antes do vencimento mesmo em cenário de prejuízo por razões pessoais, e outros optam por sacar em cenário de lucro para migrar para outros investimento na baixa. Não tem como dar uma resposta específica sem conhecer todos os fatos da sua vida.

A melhor hora para vender um título de Tesouro Direto pode ter muitas variáveis pessoais que eu não abordei, mas antes de tomar uma decisão, você deve buscar a orientação de um planejador financeiro para pontuar todos os prós e contras.

*Planejador Financeiro Fiduc

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também

Com o Tesouro é assim: você empresta dinheiro para o Governo a troco de juros. Bora investir? Aproveite hoje!

Anúncio Patrocinado Probabilidades Samy Dana Probabilidades Samy Dana
ANÚNCIO PATROCINADO      Carteira de Dividendos Julho

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Anúncio Patrocinado Cripto no App Nu