Siga nossas redes

SO$ Finanças

Serei mãe pela 1ª vez; como faço um planejamento financeiro?

É importante que a futura mamãe faça um orçamento e um planejamento financeiro para ser executado já ao longo da gestação.

Resposta:

A partir do momento que nasce um filho, também nascerá uma mãe que será responsável pela sua formação e sustento até que ele atinja a autonomia financeira, fazendo com que seja muito importante a proteção caso haja um problema de invalidez ou falecimento que comprometa esse objetivo.

A maior preocupação das mães de primeira viagem é com os custos que envolvem o parto, os cuidados logo depois de dar à luz e com os preparativos com enxoval e instalações do bebê.

E para ajudar nessa jornada, é importante que a futura mamãe faça um orçamento e um planejamento financeiro para ser executado já ao longo da gestação. É preciso considerar os tetos de gastos para que a empolgação e o impulso de consumo evitem que os pais acabem gastando mais do que o bolso da família permite.

Considero fundamental que o orçamento financeiro pessoal e familiar seja refeito considerando os novos gastos com a chegada do novo membro da família que já chegará ocupando a prioridade na lista de preocupações. Priorize sempre os gastos essenciais, como alimentação, moradia e cuidados com o bebê.

É fundamental também criar uma reserva de emergência antes do nascimento do bebê. Reserve uma quantia mensal para essa reserva, que deve cobrir cerca de 3 a 6 meses de despesas familiares. Isso proporcionará segurança financeira caso ocorram imprevistos.

Uma outra dica é fazer uma lista de todos os itens essenciais para o bebê, como fraldas, roupas, berço, carrinho, entre outros. Pesquise preços e planeje-se financeiramente para adquiri-los ao longo do tempo, evitando compras por impulso.

É muito comum fazermos o seguro da casa, do carro, mas não priorizarmos o seguro de vida quando não temos alguém que dependa financeiramente de nós, mas a partir do momento que isso muda, não podemos ser displicentes com esse ponto que pode comprometer o planejamento financeiro de forma irreversível.

 Avalie também se você tem um plano de saúde adequado para cobrir os custos médicos durante a gravidez, parto e cuidados pós-natais. 

Luciana Ikedo. Crédito: Divulgação

*Educadora financeira e autora do livro “Vida financeira, descomplicando, economizando e investindo”. É palestrante e assessora de investimentos, reconhecida como autoridade nas áreas de finanças e investimentos, com mais de 25 anos de experiência profissional. É sócia do escritório RV4 Investimentos, em São Paulo.

*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.