Siga nossas redes

SO$ Finanças

Tesouro ‘indireto’: como funciona e qual a vantagem de investir?

Planejador financeiro explica a modalidade que permite comprar títulos públicos no mercado secundário.

Tesouro Direto

Pergunta: O que significa a expressão Tesouro “indireto” e qual a vantagem desse tipo de investimento?

Resposta de Alexandre Santiago Freire*

Tesouro “indireto” é uma modalidade de investimentos alternativa que faz alusão ao Tesouro Direto que é o sistema de negociação de títulos públicos administrado pelo Tesouro Nacional. Nessa modalidade indireta, você vai investir por intermédio de bancos e corretoras que compram os títulos do Tesouro Direto e vendem para os investidores através de suas plataformas de investimentos (mercado secundário), por isso que essa modalidade é chamada de Tesouro “indireto”.

Vantagem

– Mais alternativas de vencimentos e opções. Geralmente são ofertados Tesouro IPCA+ com juros semestrais. No mercado financeiro esse título é chamado de NTN-B. Essa vantagem pode gerar mais flexibilidade na hora da escolha que atenda de forma mais específica os objetivos do planejamento financeiro do investidor, já que pelo tesouro direto os vencimentos oferecidos são mais restritos.

Desvantagens

– Nas plataformas de investimentos, é mais difícil comparar preços desses títulos, pois diferentemente ao Tesouro Direto que as taxas de compra e venda são divulgadas diariamente. No caso do Tesouro “indireto”, você negocia com a sua instituição financeira e pode ficar difícil ter um parâmetro de referência do preço de mercado já que esses títulos não estão mais disponíveis no Tesouro Direto.

*Mentor e Planejador Financeiro Fiduc

*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.