Siga nossas redes

Comparador de Fundos

Qual fundo vale mais a pena investir? Veja a comparação entre os fundos e comparativo com o Ibovespa e o CDI com o nosso Comparador de Fundos. Avalie a melhor opção para sua carteira comparando rentabilidade, histórico, volatilidade e patrimônio dentre mais de 40 mil Fundos.

Como usar o comparador de fundos

O Comparador de Fundos foi originalmente desenvolvido pela gestora Verios, que foi adquirida pela Easynvest em 2020 que, por sua vez, foi adquirida pelo Nubank. Com a incorporação da Easynvest como Nu invest, a marca da Vérios deixou de existir e seu comparador agora pode ser encontrado no site do Investnews e no site do Nu invest.

Para ajudar na sua jornada, descrevemos abaixo alguns pontos de atenção que você pode explorar na hora de comparar fundos de investimento.

Comparador de Fundos de Investimento

Bateu a dúvida sobre em qual fundo investir? Qual fundo teve a melhor rentabilidade? Qual o risco de investir em determinado fundo?

Agora você pode comparar a rentabilidade e o risco antes de escolher um fundo de investimento. No Comparador de Fundos, você tem acesso gratuito à performance de mais de mil fundos de investimento, com dados oficiais da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Escolha os fundos para comparar no gráfico de rentabilidade com o desempenho do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e o Ibovespa, principal indicador de ações da B3.

Como encontrar os fundos no comparador

Na hora da busca, digite o nome ou o CNPJ do fundo e preste atenção no patrimônio total, número de cotistas, classificação e observe quem é o administrador do fundo. Essas informações vão garantir que você está selecionando o fundo correto.

As informações disponibilizadas aqui são mais uma ferramenta para ajudar no seu processo de escolha, mas não esqueça de conferir os documentos oficiais do fundo antes de investir.

No gráfico de Rentabilidade

Observe não apenas o resultado final, mas como foi a jornada: o fundo teve um rendimento consistente e constante? Ou foi um período cheio de altos e baixos? Gráficos com maiores oscilações são um sinal de fundos com maiores riscos. Preste atenção na hora de escolher.

Ajuste o Período de Comparação

Você pode escolher os períodos prontos ou personalizar as datas. O período “Máximo” vai mostrar todos os dados, desde o primeiro dia do fundo mais antigo que você selecionou. Porém, a comparação fica um pouco prejudicada, porque os fundos começaram a funcionar em diferentes datas. O período “Ótimo” vai trazer somente as datas em que todos os fundos já coexistiam.

Avalie o risco histórico no gráfico Underwater

Você enxerga somente as perdas sofridas pelos fundos, para entender o tamanho do prejuízo em cada queda e o tempo que foi necessário para recuperação. Procure ver como cada fundo reagiu durante as grandes crises financeiras.

Compare a Volatilidade

Ela também é uma medida de risco do fundo de investimento. Quanto maior a volatilidade, maior o grau de incerteza sobre o resultado esperado.

Diversifique corretamente.

A Correlação mostra se o comportamento de dois ou mais fundos é muito parecido (quando a correlação positiva é alta, por exemplo), sinalizando que eles provavelmente possuem os mesmos fatores de risco. Procure diversificar sua carteira com fundos que tenham correlação baixa ou até mesmo negativa.

Comportamento dos outros investidores.

Clique no nome do fundo para ver uma página detalhando o histórico de patrimônio, número de cotistas, entrada ou saída de recursos e outras informações úteis.

Com o Comparador de Fundos, você pode fazer escolhas mais inteligentes para os seus investimentos!