Siga nossas redes

Conta+

Racha no governo Bolsonaro preocupa investidores e derruba Bolsa

Tudo o que você precisa saber para ficar bem informado e em dia com suas aplicações financeiras

Um racha no governo Bolsonaro vem deixando os investidores preocupados e, com isso, a Bolsa de Valores despencou nesta segunda-feira (17). O maior temor é em relação a situação fiscal do país. O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda de 1,73%, aos 99.595 pontos. Esse patamar não era atingido desde o dia 13 de julho.

Conflitos com o teto de gastos brasileiros e rumores de demissão do ministro da Economia, Paulo Guedes, afetaram o desempenho do mercado. No governo, a ala liderada pelo Chefe da Casa Civil, Braga Neto, incentiva que o governo gaste mais. Isso, no entanto, furaria o teto de gastos. Por outro lado, o ministro Paulo Guedes luta para que não aconteça esse aumento de despesas e, assim, o presidente não infrinja em Lei de Responsabilidade Fiscal. Muitos economistas estão preocupados com um eventual aumento de gastos pelo governo.

Além disso, o Ministério da Economia sofreu uma debandada na última semana. Deixou o cargo o secretário especial de Desestatização e Privatização, Salim Mattar, que estaria insatisfeito com o ritmo das privatizações no país. Outro a pedir demissão foi Paulo Uebel, secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, que reclamou da falta de andamento da reforma administrativa. Nesta segunda-feira (17), o subsecretário de Política Macroeconômica, Vladimir Kuhl Teles também deixou o cargo.

Durante o programa, Samy Dana ainda comentou sobre o valor do dólar, o mais novo Boletim Focus, Guerra Comercial e a alta de 431% nas ações da empresa de biotecnologia alemã CureVac, que fez um IPO na Bolsa de Nova York.

Ele também respondeu perguntas do público e explicou sobre reserva de emergência neste cenário de Selic em 2%, onde investir em renda fixa e dúvidas sobre renda variável.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.