A American Airlines é uma das maiores e mais icônicas companhias aéreas do mundo, com uma história que remonta a 1930. Com sede nos Estados Unidos, a empresa tem uma presença global significativa e oferece uma ampla gama de serviços, incluindo voos domésticos e internacionais, transporte de carga e programas de fidelidade. A American Airlines tem sido uma pioneira em várias inovações na indústria da aviação e continua a ser uma força dominante no setor.
Histórico da American Airlines
A American Airlines foi fundada em 1930, através da fusão de mais de oitenta pequenas companhias aéreas. As duas organizações principais que deram origem à American Airlines foram a Robertson Aircraft Corporation e a Colonial Air Transport, ambas fundidas em 1929 em uma holding chamada The Aviation Corporation. Em 1934, a empresa reorganizou suas rotas em um sistema conectado e foi renomeada como American Airlines.
A American teve um papel direto no desenvolvimento do Douglas DC-3, um dos aviões mais icônicos da história da aviação. O CEO da American Airlines na época, C. R. Smith, convenceu Donald Wills Douglas Sr., fundador da Douglas Aircraft Company, a projetar uma aeronave baseada no DC-2.
O primeiro voo do protótipo DST (Douglas Sleeper Transport) ocorreu em 17 de dezembro de 1935, e a American Airlines inaugurou o serviço de passageiros com o DC-3 em 26 de junho de 1936.
A empresa também teve um papel significativo no desenvolvimento do DC-10, uma aeronave widebody menor que o Boeing 747, mas capaz de voar rotas de longa distância. O DC-10 fez seu primeiro voo em 29 de agosto de 1970 e entrou em serviço comercial com a American Airlines em 5 de agosto de 1971.
Entre 1970 e 2000, a American Airlines expandiu significativamente seus negócios internacionais e adquiriu a Trans World Airlines em 2001. No entanto, a empresa enfrentou desafios financeiros e, em 2011, a AMR Corporation, empresa-mãe da American Airlines, entrou com um pedido de proteção contra falência.
Em 2013, a American Airlines se fundiu com a US Airways, mantendo o nome American Airlines devido ao seu reconhecimento de marca internacional. A fusão resultou na criação da maior companhia aérea dos Estados Unidos e, eventualmente, do mundo.
Quem são os acionistas da American Airlines (AALL34)
A American Airlines (AALL34) é uma companhia de capital aberta listada na Nasdaq com ações negociadas no formato de BDRs, na proporção de 1:1. Como BDR, a companhia possui os seguintes acionistas:
- The Vanguard Group, Inc., com 11.67% das ações ordinárias da empresa;
- PRIMECAP Management Co., com 5.71% das ações ordinárias da empresa;
- BlackRock Fund Advisors, com 4.79% das ações ordinárias da empresa;
- SSgA Funds Management, Inc., com 3.17% das ações ordinárias da empresa;
- Renaissance Technologies LLC, com 2.62% das ações ordinárias da empresa;
A American Airlines (AALL34) paga dividendos?
Não, a American Airlines (AALL34) não realiza distribuição de dividendos atualmente. A companhia distribuiu em 2019 e 2020, nos respectivos valores: R$ 0,27 e R$ 0,28.
Dados atualizados em setembro de 2023