O Banco do Brasil (BBAS3) é um dos maiores bancos nacionais e também o banco oficial do Estado brasileiro. Possui 11.115 pontos de atendimento, entre agências e postos próprios, dos quais 95% possuem salas de autoatendimento, somando mais de 40 mil terminais. Além disso, o banco opera uma rede de quase 56 mil pontos de atendimento, composta pela rede de correspondentes MaisBB, Banco24Horas e bancos parceiros.
O Banco do Brasil está presente em mais de 13 países e possui correspondentes em outros 94 países, além do Brasil. A instituição emprega cerca de 86 mil funcionários, incluindo estagiários, contratados temporários e jovens aprendizes, e segue as regras previstas no artigo 37 da Constituição Federal e no Estatuto Social do banco, que determinam que o ingresso nos quadros de funcionários se dê mediante aprovação em concurso público. O Banco do Brasil mantém sua presença em grande parte dos municípios do país, com um total de 3.983 agências.
- Confira: Quem é Tarciana Medeiros? Conheça a nova presidente do Banco do Brasil
História do Banco do Brasil
O primeiro Banco do Brasil foi criado em 1808, no Rio de Janeiro, com um capital de 1.200 contos de réis, sendo o primeiro banco em território do Império Português. Funcionando como um banco central misto, de depósitos, descontos e emissão, dotado ainda do privilégio da venda dos produtos de que a Coroa Portuguesa tinha monopólio.
Em 1833, o banco teve suas atividades encerradas e, em 1851, foi criada uma nova instituição bancária com o mesmo nome, que nasceu de um lançamento público com um capital de dez mil contos de réis.
Em 1853, o novo Banco do Brasil foi criado, através da fusão do Banco do Brasil de Mauá com o Banco Comercial do Rio de Janeiro, com exclusividade na emissão do papel-moeda. Em 1893, veio a fundir-se com Banco da República dos Estados Unidos do Brasil, passando a se chamar de Banco da República do Brasil.
Atualmente, o Banco do Brasil possui quase 4 mil agências, 56 mil pontos de atendimento e está presente em mais de 13 países. Em setembro de 2019, o Banco do Brasil anunciou uma parceria com a UBS para a criação de um banco de investimento.
Quem são os acionistas da BBAS3?
O Banco do Brasil (BBAS3) é negociado no Novo Mercado da B3, com 49,58% de ações em free float e 100% de tag along. A companhia possui controle acionário do ministério da Economia, que detém 50% das ações ordinárias da companhia, uma vez que é uma empresa de interesse público.
BBAS3 distribui dividendos?
Sim, o BBAS3 realiza distribuição de dividendos anualmente desde o início da série histórica, sem interrompimentos. A companhia distribuiu o maior valor em 2022, a R$ 4,17 por ação, e a menor em 2007, a R$ 0,53 por ação. As distribuições ocorrem, em média, uma vez ao ano.
*Texto atualizado pela última vez em fevereiro de 2023