Siga nossas redes

Energias BR

ENERGIAS BR ON
24,08 Reais (BRL - R$)
0,00 Mínimo (Dia)
0,00 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 24,08
Abertura: 0,00

A EDP Energias do Brasil (ENBR3) é a holding de um grupo de empresas do setor elétrico responsável por investimentos nas áreas de geração, distribuição, comercialização, transmissão e serviços de energia elétrica. Confira a seguir a cotação da ENBR3 e saiba mais sobre os dividendos das ações da Energias BR.

História da EDP Energias do Brasil

A EDP Energias do Brasil está no Brasil desde 1995, e o CNPJ ENBR3 é o 03.983.431/0001-03. Mas dois anos depois foi quando realizou seu primeiro investimento na área de geração de energia no país. Naquele momento, a companhia assumiu 25% da hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães (Tocantins).

Em 1998, adquiriu o controle da Bandeirante Energia, em conjunto com a CPFL. A aquisição ocorreu durante o processo de privatização do setor elétrico paulista. Dois anos mais tarde, foi criada a EDP Brasil e, no ano seguinte, houve a cisão da Bandeirante Energia. Assim, houve a saída da CPFL do capital social da empresa, e a EDP Brasil se tornou a controladora da Bandeirante.

Em 2005, o nome da companhia passa a ser EDP Energias do Brasil e ocorre o IPO no segmento Novo Mercado B3 (então BM&F Bovespa). De acordo com o Analyst Day 2022, divulgado em abril, a empresa estava presente em 15 estados e possuía 3,3 mil colaboradores. Além disso, a EDP Energias do Brasil tinha 3,7 milhões de clientes e 2,9 GW de capacidade instalada.

Quem são os acionistas da ENBR3

O Grupo EDP detinha 56% da EDP Energias do Brasil em dezembro de 2021, os 44% restantes estavam disponíveis na bolsa de valores.

ENBR3 paga dividendos?

Conforme o Estatuto Social da EDP Energias do Brasil, é obrigatória a distribuição de dividendos aos acionistas que não sejam inferiores a 25% do lucro líquido da companhia. Além disso, existe o compromisso da administração de pagar, no mínimo, 50% do lucro líquido ajustado ou R$ 1,00 por ação, o que for maior. E, por fim, a frequência de pagamentos de dividendos da ENBR3 é anual.