Siga nossas redes

Estamos enfrentando problemas na leitura da API responsável por mostrar dados nesta página, o que pode afetar a exibição de informações atualizadas. Nossa equipe está trabalhando na resolução do problema. Enquanto isso, você pode continuar navegando normalmente.

HASHDEX NCI

O HASH11, ou Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Índice, é o primeiro ETF de criptomoedas lançado no Brasil. Em sua oferta primária, após 28.358 pedidos de reserva antes da negociação na bolsa, o fundo levantou R$ 615,2 milhões. Dessa forma, seu lançamento possibilitou investir nas principais criptomoedas de forma indireta, com custódia segura, liquidez e de forma mais simples.

O que é ETF HASH11?

Assim como outros ETFs, esse é um fundo negociado em bolsa que acompanha um índice. O HASH11, por exemplo, replica o Nasdaq Crypto Index (NCI), desenvolvido pela Nasdaq e a gestora Hashdex. O objetivo do fundo é refletir globalmente o movimento do mercado de criptoativos.

Quais ativos compõem o HASH11?

O Nasdaq Crypto Index possui uma cesta de 10 ativos, que seguem critérios rigorosos de elegibilidade. A composição do índice é recalculada trimestralmente. De acordo com a Hashdex, a composição do HASH11, em 19 de abril de 2022 estava da seguinte forma:

  • Bitcoin (64,87%)
  • Ethereum (31,77%)
  • Litecoin (0,78%)
  • Chainlink (0,61%)
  • Bitcoin Cash (0,46%)
  • Axie Infinity (0,30%)
  • Uniswap (0,33%)
  • Stellar (0,34%)
  • Filecoin (0,30%)
  • The Sandbox (0,24%)

Quais os ETFs de criptomoedas?

A própria Hashdex possui, além do HASH11, outros dois ETFs de criptomoeda: BITH11 (100% em Bitcoin) e ETHE11 (99,98% em ethereum). No mercado, ainda existem outros ETFs de criptomoedas.

O QBTC11 também tem exposição 100% em bitcoin, mas é da gestora QR Asset Management. Ele usa o índice oferecido pela Chicago Mercantile Exchange (CME) que baliza contratos futuros de bitcoin. Por outro lado, o QETH11 – da gestora QR Asset Management – foi o primeiro ETF de ethereum da América Latina. Ele tem 95% do patrimônio em ethereum.

Além desses, o DEFI11 e o QDFI11 buscam replicar a performance de criptoativos que compõem o ecossistema de finanças descentralizadas. Ou seja, não são exatamente ETFs de criptomoedas, mas fundos baseados em um novo tipo de infraestrutura financeira.

Por fim, o WEB311, também da Hashdex, tem ligação com a Web3.0 (internet do futuro) e replica o CF Smart Contract Platforms Index.

Onde comprar ETF HASH11?

Você consegue comprar o ETF HASH11 na B3, por meio da mesma corretora de valores que utiliza para investir em ações. Dessa forma, você pode vender o ativo a qualquer momento, desde que haja liquidez. Ou seja, não tem os prazos de cotização e resgate comuns aos fundos de investimentos.

Mas se o objetivo for investir diretamente em criptomoedas é preciso abrir uma conta em uma exchange (corretora de criptoativos).