Siga nossas redes

Lojas Renner

LOJAS RENNERON EJ NM
16,97
Reais (BRL - R$)
3,86% Variação (Dia)
16,26 Mínimo (Dia)
17,06 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 16,34
Abertura: 16,28

A Lojas Renner SA (LREN3) é uma varejista brasileira, com atuação no mercado de vestuário e utilidades domésticas. A empresa tem ações no Mercado Novo da B3 e ADRs (LRENY) no Mercado de Balcão (OTC) em Nova Iorque. Confira abaixo a cotação da LREN3 e saiba mais sobre os dividendos das ações da Loja Renner.

História das Lojas Renner

A história das Lojas Renner começou em 1922, quando aconteceu a inauguração do primeiro ponto de venda da marca. Na época, a loja fazia parte do grupo AJ Renner, uma indústria têxtil no bairro Navegantes, em Porto Alegre (RS). Em 1940, ainda como parte do grupo, o ponto de venda se tornou uma loja de departamentos.

Com o crescimento das vendas, em 1965, veio a decisão de transformar as Lojas Renner em uma empresa independente. Dois anos depois, ela se tornou uma empresa de capital aberto. No início dos anos 1990, a Renner começou a operar no formato de loja de departamentos especializada em moda. Nesta época, expandiu sua presença para Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Em 2005, os administradores da Renner decidiram vender o controle da companhia em oferta pública de ações na bolsa. Assim, a Lojas Renner entrou no Novo Mercado da B3, com aproximadamente 100% das ações em circulação. Além das lojas, fazem parte dos negócios da empresa: Camicado, Youcom, Ashua, Realize, Repassa e Uello.

Quem são os acionistas da Renner

Conforme dados da B3, em maio de 2022, entre os acionistas da Renner, apenas JP Morgan tinha mais de 5% das ações LREN3. Com isso, 93,66% das ações estavam em circulação no mercado, com outros acionistas. E 1,32% eram ações em tesouraria.

LREN3 paga dividendos?

De acordo com a legislação e o estatuto da empresa, a LREN3 paga dividendos de, pelo menos, 25% do lucro líquido a cada exercício social. Desde 2005, a LREN3 pagou dividendos e JCP (juros sobre capital próprio) todos os anos, com pelo menos dois pagamentos ao ano. 

Em 2021, por exemplo, foram 5 pagamentos realizados em maio referentes ao exercício de 2020. A soma dos pagamentos gerou um dividendo de R$ 0,342779 por ação.