Siga nossas redes

Estamos enfrentando problemas na leitura da API responsável por mostrar dados nesta página, o que pode afetar a exibição de informações atualizadas. Nossa equipe está trabalhando na resolução do problema. Enquanto isso, você pode continuar navegando normalmente.

AES BRASIL ENERGIA S.A.

A AES Brasil (AESB3) é uma geradora de energia elétrica 100% renovável do país, com fontes hidráulica, eólica e solar. As ações da companhia são negociadas no segmento Novo Mercado da B3, reconhecido pelo mais alto nível de governança corporativa. Além disso, as ações AESB3 fazem parte dos índices IEE (Índice de Energia Elétrica) e ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). Confira abaixo a cotação da AESB3 e saiba mais sobre os dividendos das ações da AES Brasil Energia.

História da AES Brasil

A história da AES Brasil começa quando a AES Corporation adquire a Companhia de Geração de Energia Elétrica Tietê no final da década de 1990. A companhia pertencia ao governo do estado de São Paulo e, após a aquisição, surgiu a AES Tietê. A empresa se torna uma sociedade anônima e, em 2001, abre o seu capital na bolsa de valores.

Também no início dos anos 2000,  a empresa foi selecionada para integrar o ISE. Esse índice da B3 reúne as empresas que apresentam os melhores desempenhos sob o aspecto da sustentabilidade. Em 2018, a AES Tietê concluiu a aquisição do Complexo Solar do Guaimbê, a primeira usina de geração fotovoltaica de grande porte de SP. Dessa forma, a empresa adicionou 150 MW ao portfólio e diversificou suas fontes de geração.

A partir de novembro de 2020, a AES Tietê renovou sua marca e passou a se chamar AES Brasil. Em seguida, a companhia comprou um complexo eólico na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará. Assim, a AES Brasil fechou a aquisição com 158,5 MW de potência instalada.

Quem são os acionistas da AES Brasil

De acordo com a B3, em maio de 2022, os acionistas da AES Brasil eram: AES Holdings Brasil (24,35%), AES HOLDINGS BRASIL II (22,36%), BNDES Participações (8,04%) e Centrais Elétricas Brasileiras (6,13%). Além disso, outros 39,13% das ações estavam em circulação no mercado com outros acionistas.

AESB3 paga dividendos?

A AESB3 paga dividendos com regularidade, já que entre 2006 e 2021 a empresa distribuiu proventos todos os anos. Enquanto em 2020, a empresa AESB3 pagou dividendos de R$ 0,17 por ação, no ano seguinte foram R$ 0,23 por ação.