Siga nossas redes

Airbnb – AIRB34

AIRBNB DRN
40,16 Reais (BRL - R$)
40,15 Mínimo (Dia)
42,15 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 40,16
Abertura: 41,71

Airbnb, Inc., um nome sinônimo de revolução na indústria de hospedagem e hospitalidade, foi fundado em agosto de 2008 em São Francisco, Califórnia. A ideia inovadora de Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk transformou um simples colchão inflável em uma sala de estar em um bed and breakfast. 

O nome original, AirBed & Breakfast, foi posteriormente encurtado para Airbnb, e a plataforma rapidamente se expandiu de oferecer apenas colchões infláveis para quartos inteiros e propriedades. Ao longo dos anos, a empresa cresceu exponencialmente, tanto em termos de suas ofertas de serviço quanto de seu alcance global.

Histórico da Airbnb

A trajetória da empresa de uma pequena startup para um fenômeno global é nada menos que notável. Inicialmente, os fundadores arrecadaram $30.000 vendendo caixas de cereal temáticas após os candidatos à presidência dos EUA em 2008. Esse financiamento criativo chamou a atenção da incubadora de startups Y Combinator, que investiu $20.000 no Airbnb. 

Até março de 2009, a plataforma tinha 10.000 usuários e 2.500 anúncios. A empresa continuou a atrair investimentos significativos, incluindo uma rodada inicial de $600.000 da Sequoia Capital em abril de 2009 e uma rodada da Série A de $7,2 milhões em novembro de 2010.

A expansão internacional do Airbnb começou de fato em 2011, com a abertura de um escritório em Londres. Nos anos subsequentes, a empresa estabeleceu escritórios em grandes cidades como Paris, Milão, Barcelona e Sydney. 

A plataforma também diversificou suas ofertas, lançando “Bairros”, um recurso de guia de viagem, e “Experiências”, que permite aos usuários reservar atividades. Apesar de enfrentar controvérsias e críticas, particularmente em torno de seu impacto nos mercados de habitação locais e sua falta inicial de políticas antidiscriminação, o Airbnb continuou a prosperar.

Em termos financeiros, a empresa ostenta números impressionantes em 2022, com uma receita de $8,4 bilhões, um lucro líquido de $1,9 bilhão e ativos totais avaliados em $16,04 bilhões. Emprega 6.811 pessoas até dezembro de 2022 e possui várias subsidiárias, incluindo Luxury Retreats International Inc., HotelTonight e outras. 

O Airbnb também se adaptou aos desafios impostos pela pandemia de COVID-19, oferecendo suporte aos anfitriões e implementando novas políticas para garantir a segurança e satisfação de seus usuários. A empresa abriu capital em dezembro de 2020, arrecadando $3,5 bilhões em sua oferta pública inicial.

Nos anos mais recentes, o Airbnb fez mudanças significativas em suas políticas, incluindo uma proibição permanente de festas e eventos em casas listadas em sua plataforma. A empresa também adotou o trabalho remoto, oferecendo aos seus funcionários a flexibilidade de “Viver e Trabalhar em Qualquer Lugar”. 

Após registrar um prejuízo em 2021, o Airbnb voltou a ser lucrativo em 2022, com um lucro de $1,9 bilhão, atribuindo seu sucesso ao aumento da demanda em cidades maiores, estadias mais longas e um crescente fornecimento de anúncios ativos.

Quem são os acionistas da Airbnb (AIRB34)

A Airbnb (AIRB34) é uma companhia de capital aberta listada na Nasdaq com ações negociadas no formato de BDRs, na proporção de 1:20. Como BDR, a companhia possui os seguintes acionistas:

  • The Vanguard Group, Inc., com 5.58% das ações ordinárias da empresa;
  • Fidelity Management & Research Co., com 5.06% das ações ordinárias da empresa;
  • Capital Research & Management Co., com 4.97% das ações ordinárias da empresa;
  • Capital Research & Management Co., com 3.98% das ações ordinárias da empresa;
  • Wellington Management Co. LLP, com 3.71% das ações ordinárias da empresa;

A Airbnb (AIRB34) paga dividendos?

Não, a Airbnb (AIRB34) não realiza distribuição de dividendos atualmente. 

Dados atualizados em setembro de 2023