Estamos enfrentando problemas na leitura da API responsável por mostrar dados nesta página, o que pode afetar a exibição de informações atualizadas. Nossa equipe está trabalhando na resolução do problema. Enquanto isso, você pode continuar navegando normalmente.

Alpargatas

Alpargatas História

Dona das icônicas sandálias de borracha Havaianas, uma das marcas brasileiras mais conhecidas no exterior, a Alpargatas S.A. é uma empresa pertencente à holding Itaú S.A. e às empresas Cambuhy Investimentos e Brasil Warrant, ambas pertencentes à família Moreira Salles.  

Todos os anos 190 milhões de havaianas são vendidas no país, numa média quase de uma para cada dez brasileiros. A sandália, surgida em 1962 e inspirada nos modelos japoneses, foi um sucesso imediato entre a população da baixa renda, público que manteve até os anos 90, quando um reposicionamento ajudou as havaianas a virarem sucesso internacional. 

Hoje a Alpargatas exporta 22 milhões de havaianas por ano, encontrada em mais de 200 pontos de venda no Brasil e no exterior. Além da marca, que virou ícone do mundo da moda, a Alpargatas é dona da Dupé, da Timberland, Osklen, Mizuno e Sete Léguas.

A origem da empresa remete à Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados, aberta no Brasil em 1907 pelo escocês Robert Fraser, que já havia criado fábricas da marca na Argentina e no Uruguai. Depois de ficar sob controle argentino por 52 anos, a Alpargatas passou para a Camargo Corrêa em 1982. Em 2015, foi vendida para a JBS e repassada dois anos depois aos atuais donos. 

Na B3, a Alpargatas está listada com ações ordinárias (ALPA3) e preferenciais (ALPA4).