Alpargatas
Alpargatas História
Dona das icônicas sandálias de borracha Havaianas, uma das marcas brasileiras mais conhecidas no exterior, a Alpargatas S.A. é uma empresa pertencente à holding Itaú S.A. e às empresas Cambuhy Investimentos e Brasil Warrant, ambas pertencentes à família Moreira Salles.
Todos os anos 190 milhões de havaianas são vendidas no país, numa média quase de uma para cada dez brasileiros. A sandália, surgida em 1962 e inspirada nos modelos japoneses, foi um sucesso imediato entre a população da baixa renda, público que manteve até os anos 90, quando um reposicionamento ajudou as havaianas a virarem sucesso internacional.
Hoje a Alpargatas exporta 22 milhões de havaianas por ano, encontrada em mais de 200 pontos de venda no Brasil e no exterior. Além da marca, que virou ícone do mundo da moda, a Alpargatas é dona da Dupé, da Timberland, Osklen, Mizuno e Sete Léguas.
A origem da empresa remete à Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados, aberta no Brasil em 1907 pelo escocês Robert Fraser, que já havia criado fábricas da marca na Argentina e no Uruguai. Depois de ficar sob controle argentino por 52 anos, a Alpargatas passou para a Camargo Corrêa em 1982. Em 2015, foi vendida para a JBS e repassada dois anos depois aos atuais donos.
Na B3, a Alpargatas está listada com ações ordinárias (ALPA3) e preferenciais (ALPA4).