Uma das maiores corporações chinesas mais conhecidas, a Baidu, Inc. é uma das maiores empresas de tecnologia do país, oferecendo serviços ligados à internet, inteligência artificial e soluções de marketing. Com sede em Beijing, também é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
A empresa nasceu do Rank-Dex, um dos primeiros sites de busca surgidos na internet. Hoje o Baidu, às vezes chamado de “o Google da China” é o segundo serviço de buscas mais usado no mundo, segundo o ranking de tráfego na internet da Alexa, contando principalmente com usuários no país, onde tem 76% de market share.
No total, são 57 serviços de busca e outras plataformas, indo de fóruns (Baidu Tieba), armazenamento em nuvem (Baidu Wangpan), mapas e uma enciclopédia (Baidu Baike). Entre as empresas chinesas, a Baidu tem o maior número de patentes registradas – 7 mil –, competindo no mercado local com Tencent, Alibaba, ByteDance, Xiaomi e outras.
A Baidu foca em obter receitas principalmente de serviços de marketing, cobrando das empresas para exibir seus produtos nas buscas dos usuários. No segundo trimestre de 2020, foi divulgada receita 1% abaixo do mesmo período em 2020. Mas a expectativa para o terceiro trimestre era de um ganho entre US$ 3,7 bilhões e US$ 4,1 bilhões, com um avanço de 7% nas receitas.
Na B3, a BDR BIDU34 acompanha a variação das ações da Baidu na Nasdaq.