Siga nossas redes

Bombril

BOMBRIL ON
1,00 Reais (BRL - R$)
0,00 Mínimo (Dia)
0,00 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 1,00
Abertura: 0,00

A Bombril é uma empresa brasileira do setor de higiene e limpeza doméstica, que tem como principal produto a lã de aço Bombril, utilizada como produto de limpeza, principalmente em  panelas. É dona ainda de 20 marcas e 260 produtos, como a linha de detergentes Limpol e os desinfetantes Pinho Bril, sendo dona de fábricas em Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.

A empresa foi fundada em 1948, em São Paulo, por Roberto Sampaio Ferreira, sob o nome de Abrasivos Bombril Ltda. Em algumas décadas, evoluiu para uma das marcas mais conhecidas do país graças propagandas do Bombril na TV, bastante populares, que ajudaram a palha de aço a ter 90% do mercado.

Ao longo de sua existência, a Bombril chegou a pertencer à italiana Cirio e passar por uma recuperação judicial até que a família Sampaio Ferreira retomou o comando dos negócios. Em 2020, foi especulado que a empresa poderia entrar novamente em recuperação judicial caso não conseguisse renegociar dívidas de R$ 252 milhões. 

A Bombril também se viu envolvida em polêmica, com a marca Krespinha, de esponjas de aço, acusada de racismo por se referir de forma pejorativo à forma do cabelo comum entre negros. O produto, de 70 anos e que tinha passado por um rebranding, acabou retirado do mercado. 

Na composição acionária, 21% dos papéis pertencem à Newco International, controladora da empresa. A Bombril está listada na B3 com as ações preferenciais BOBR4 e ordinárias BOBR3.