Siga nossas redes

Braskem

BRASKEM ON N1
21,80
Reais (BRL - R$)
-0,68% Variação (Dia)
21,30 Mínimo (Dia)
22,00 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 21,95
Abertura: 21,95

A Braskem (BRKM5) é uma das líderes na produção de resinas termoplásticas (polietileno, polipropileno e PVC). A companhia possui operações no Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha. Confira a seguir a cotação da BRKM5 e saiba mais sobre os dividendos das ações Braskem.

História da empresa Braskem

A história da Braskem começou, em agosto de 2002, a partir da integração das empresas Copene, OPP, Trikem, Proppet, Nitrocarbono e Polialden. No mesmo ano, a companhia fez seu IPO na B3 e, em 2004, passou a ter ADRs negociadas na bolsa de Nova Iorque (NYSE). Dois anos depois, a Braskem adquiriu a Politeno, terceira maior produtora de polietileno no Brasil. E, em 2007, adquiriu ativos químicos e petroquímicos do Grupo Ipiranga, incluindo o controle da Copesul.

Em parceria com a Petrobras, a Braskem inaugurou, em 2008, planta de polipropileno em Paulínia, primeiro projeto greenfield da companhia. No ano seguinte, houve a aprovação para incorporar a Petroquímica Triunfo, e criou-se a JV Braskem-Idesa para implementar um projeto petroquímico no México. Já em 2010, a Braskem anunciou a aquisição da Quattor e começou o processo de internacionalização para os EUA.

Nos anos seguintes, a empresa continuou o processo de adquirir ativos nos EUA, Alemanha e inaugurou mais operações no México. As ações da Braskem (BRKM5) são negociadas no Nível 1 de Governança Corporativa da B3, desde fevereiro de 2003.

Acionistas da Braskem

De acordo com a B3, em maio de 2022, os acionistas da Braskem eram: NSP Investimentos (38,3%) e Petrobras (36,2%). Além disso, havia 4,5% em ADRs e 0,1% em tesouraria. Por fim, os 21% restantes estavam em circulação no mercado, com outros acionistas.