Empresa Braskem
A história da Braskem começou, em agosto de 2002, a partir da integração das empresas Copene, OPP, Trikem, Proppet, Nitrocarbono e Polialden. No mesmo ano, a companhia fez seu IPO na B3 e, em 2004, passou a ter ADRs negociadas na bolsa de Nova Iorque (NYSE). Dois anos depois, a Braskem adquiriu a Politeno, terceira maior produtora de polietileno no Brasil. E, em 2007, adquiriu ativos químicos e petroquímicos do Grupo Ipiranga, incluindo o controle da Copesul.
Em parceria com a Petrobras, a Braskem inaugurou, em 2008, planta de polipropileno em Paulínia, primeiro projeto greenfield da companhia. No ano seguinte, houve a aprovação para incorporar a Petroquímica Triunfo, e criou-se a JV Braskem-Idesa para implementar um projeto petroquímico no México. Já em 2010, a Braskem anunciou a aquisição da Quattor e começou o processo de internacionalização para os EUA.
Nos anos seguintes, a empresa continuou o processo de adquirir ativos nos EUA, Alemanha e inaugurou mais operações no México. As ações da Braskem (BRKM5) são negociadas no Nível 1 de Governança Corporativa da B3, desde fevereiro de 2003.