Siga nossas redes

Copel

COPEL PNB N2
9,23
Reais (BRL - R$)
0,22% Variação (Dia)
9,16 Mínimo (Dia)
9,34 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 9,21
Abertura: 9,21

Copel História

A Copel (Companhia Paranaense de Energia), fundada em 1954, é uma das maiores empresas do setor elétrico. Ela gera, distribui e comercializa energia elétrica principalmente no estado do Paraná. Além disso, a companhia também atua no setor de telecomunicações com a Copel Telecom, fundada em 2001.

Em março de 2022, conforme comunicado, a empresa anunciou que atende mais de 4,9 milhões de consumidores. Neste número estão os clientes residenciais, industriais, comerciais, rurais e os classificados como outros.

Em 31 de dezembro de 2021, a empresa gerou energia elétrica de em 20 usinas hidrelétricas, 30 eólicas e uma usina termelétrica. Dessa forma, a capacidade instalada total da Copel foi de 5.957 MW, sendo que, aproximadamente 99,7% é derivado de fontes renováveis.

CPLE6 paga dividendos?

De acordo com a Copel, a sua política de dividendos foi remodelada para dar mais transparência e previsibilidade nos pagamentos. Dessa forma, leva-se em conta o nível de endividamento, a geração de caixa operacional e o CAPEX. No entanto, houve um aumento na frequência de distribuição de 1 para, no mínimo, 2 eventos de pagamentos no ano.

A companhia é obrigada a realizar uma Assembleia Geral ordinária de acionistas até 30 de abril de cada ano. Nesta ocasião, os dividendos anuais são declarados por decisão dos acionistas com base em recomendação da diretoria. Além disso, a Copel afirma que os dividendos devem ser pagos em até 60 dias após a data da assembleia que declarou os dividendos.