Siga nossas redes

Copel

COPEL ON N2
5,73
Reais (BRL - R$)
0,00% Variação (Dia)
5,67 Mínimo (Dia)
5,80 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 5,73
Abertura: 5,73

A Copel (Companhia Paranaense de Energia) é uma das maiores empresas do setor elétrico, gerando, distribuindo e comercializando energia, além de atuar no setor de telecomunicações. Faz parte da B3 desde 1994, tendo se tornado, três anos depois, a primeira empresa do segmento listada na Bolsa de Nova York. Em 2002, também ingressou no Latibex – mercado de empresas latino-americanas na Bolsa de Madri. 

A companhia atende a 4,7 milhões de consumidores em 395 municípios e 1.113 localidades do Paraná. Também possui 46 usinas próprias, das quais 20 hidrelétricas, 25 eólicas e uma térmica. Opera ainda uma usina hidrelétrica no sistema de cotas, além deter participação em outras 11, inclusive quatro parques eólicos, totalizando uma capacidade instalada de 6,4 mil MW. Tem ainda uma hidrelétrica e um parque eólico em construção.

Para distribuir a energia gerada, a Copel conta com 7,7 mil quilômetros de linhas de transmissão e 200,2 mil de linhas de distribuição, a terceira maior do país.

A empresa foi fundada em 1954, com controle do governo do Paraná. Em 1973, incorporou a Companhia Força e Luz, responsável pelo fornecimento de Curitiba. Desde então inaugurou a maior parte das usinas, se tornando a principal companhia energética do estado. Em 2015, dois anos depois de adquirir parques eólicos no Rio Grande do Norte, passou a fazer parte do Mercado Livre, comprando e vendendo energia. 

A companhia também é dona da Copel Telecom, fundada em 2001, que fornece internet banda larga para 60 municípios e, através de fibra ótica, para clientes corporativos nos 399 municípios do estado. 

Na B3, a empresa é listada no Novo Mercado, com ações ordinárias (CPLE3) e preferenciais (CPLE5 e CPLE6).  

Anúncio Patrocinado O IPO do Nubank chegou O IPO do Nubank chegou
Anúncio Patrocinado O IPO do Nubank chegou

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.