A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) está entre as maiores empresas de saneamento do Brasil. Ela atua com abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. As ações da Copasa são negociadas no Novo Mercado da B3, segmento que exige maior compromisso com regras de transparência e governança corporativa. Confira a seguir a cotação da CSMG3 e saiba mais sobre os dividendos das ações da Copasa.
História da Copasa
A história da Copasa começou em 1963, com a criação da COMAG (Companhia Mineira de Água e Esgoto). Em 1974, após incorporar os serviços municipais de saneamento, a COMAG se transformou em Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). No ano 2000, a companhia recebeu a permissão para atuar também na coleta, reciclagem, tratamento e disposição final do lixo urbano, doméstico e industrial. Seis anos mais tarde, realizou seu IPO e entrou diretamente no segmento Novo Mercado da B3.
Em 2007, criou três subsidiárias integrais: COPANOR, COPASA Águas Minerais de Minas e COPASA Serviços de Irrigação. No ano seguinte, a empresa realizou oferta secundária de ações, na qual Belo Horizonte alienou todas as ações que possuía. Até então, a capital mineira era a segunda maior acionista da empresa. Em 2016, ocorreu o encerramento das atividades das subsidiárias COPASA Serviços de Irrigação e da COPASA Águas Minerais de Minas.
Quem são os acionistas da Copasa
De acordo com a B3, em maio de 2022, o acionista principal da Copasa era o Estado de Minas Gerais (50,04% das ações). Além disso, havia 0,28% das ações em tesouraria. E os 49,68% restantes estavam em circulação no mercado com outros acionistas, sendo 25,29% estrangeiros e 24,39% nacionais.
CSMG3 paga dividendos?
Entre 2006 e 2021, a CSMG3 pagou dividendos todos os anos. Em relação ao exercício de 2021, por exemplo, foram pagos três juros sobre capital próprio e um dividendo. Ao todo, a CSMG3 pagou R$ 0,74550247 por ação ao longo de 2021.