Siga nossas redes

CSN

SID NACIONALON
15,71 Reais (BRL - R$)
0,00 Mínimo (Dia)
0,00 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 15,71
Abertura: 0,00

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3) é uma empresa que atua em toda a cadeia produtiva do aço, desde a extração do minério de ferro, até a produção e comercialização de produtos siderúrgicos. 

Uma das mais antigas e maiores companhias siderúrgicas do mundo, a CSN também atua com siderurgia, mineração, cimento, logística e energia.

A CSN possui diversas companhias, como a CSN Cimentos, a CSN Mineração (CMIN3), CSN Energia, Ersa, FTL, Mrs, Prada Distribuição, Prada Embalagens, Sepetiba Tecon, Tilsa, Unidades Fabris, Lusosider (em Portugal), SWT (na Alemanha) e CBSI.

História da CSN (CSNA3)

A empresa foi criada em abril de 1941 pelo então presidente Getúlio Vargas. A criação envolveu o contexto da Segunda Guerra Mundial, e nos anos seguintes foi usada como motor da industrialização do país.

A primeira usina levou o nome do presidente e foi inaugurada em 1946. Ao longo das décadas seguintes (de 1960 a 1980), a companhia realizou diversas expansões no mercado. Dentre elas, a aquisição de concorrentes e a diversificação de atividades.

Privatização da CSN 

A companhia passou pelo Plano de Privatizações de Collor em 1992, sendo vendida um ano depois. O processo ocorreu após muitas greves na década de 1980, frutos do retorno do movimento sindical no país.

Ações CSNA3

A CSN é negociada na bolsa com o ticker CSNA3, ativo de ações ordinárias que garante direito de voto em assembleia. O ativo faz referência à holding CSN, e não deve ser confundido com a CSN Mineração (CMIN3) ou a CSN Cimentos (cujo IPO já passou por adiamentos).

Dividendos da CSN (CSNA3)

A CSN distribui dividendos semestralmente ao longo dos anos desde 2013. 2020 foi o único ano com distribuição anual. Em 2021, o montante total foi de R$ 1,92 por ação, um Dividend Yield de 8,86% no período.

Composição acionária da CSN

A CSN tem capital aberto com ações negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (Ibovespa) e de Nova Iorque (NYSE) no formato de ADR (“SID”). Atualmente, as maiores controladoras da empresa são a Vicunha Aços S.A (48,97%) e a Rio Iaco Participações (3,29%).

ADR da CSN 

Uma vez que é negociada também na Nyse, a CSN (CSNA3) possui o ADR “SID” (Siderúrgica), ativo internacional. As ADRs funcionam como o oposto dos BDRs, isto é, listagem de empresas brasileiras internacionalmente.