Siga nossas redes

Engie Brasil

ENGIE BRASILON NM
39,86
Reais (BRL - R$)
-0,45% Variação (Dia)
39,76 Mínimo (Dia)
40,41 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 40,04
Abertura: 39,93

A Engie (EGIE3) é a maior empresa privada de energia do País. Ela atua na geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. As ações da Engie Brasil Energia são negociadas na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, no segmento Novo Mercado.

Além disso, a Companhia possui ADRs Nível 1 negociados no mercado de balcão norte-americano, Over-The-Counter (OTC), sob código EGIEY. Confira abaixo a cotação da EGIE3 e mais informações sobre os dividendos das ações da Engie Brasil.

História da Engie Brasil

A história da Engie Brasil começa, em 1994, com a criação da Nacional Energética, pelo Banco Nacional, uma instituição financeira privada. No ano seguinte, a empresa fez uma parceria público-privada com Furnas para concluir as obras da hidrelétrica Serra da Mesa. Em dezembro de 2005, a Engie foi selecionada para compor o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Além disso, a ENGIE está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída e possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, iluminação pública, monitoramento e gestão de energia. A ENGIE teve, em 2021, um faturamento de R$ 13,5 bilhões apenas no Brasil.

Quem são os acionistas da Engie Brasil

Conforme informações da empresa para a B3, em fevereiro de 2022, os acionistas são: ENGIE Brasil (68,71%), Banco Clássico (9,86%) e o restante (21,43%) está distribuído entre outros acionistas.

EGIE3 paga dividendos?

Embora o estatuto da Engie preveja dividendos de, no mínimo, 30% do lucro líquido, a empresa tem mantido um payout acima de 50% do lucro líquido. Além disso, a periodicidade estabelecida pela EGIE3 é de pagamento de dois dividendos por ano.

Desde 2012, o dividend yield da EGIE3 variou entre o mínimo de 3,5% e o máximo de 9,2%. Já o payout mínimo foi 55% em 2014 e 2015. Mas chegou a 100% na maioria dos anos, conforme divulgação da empresa.