Siga nossas redes

Negócios

Engie Brasil vende fatia na TAG para canadense CDPQ por R$ 3,11 bi

A Engie Brasil Energia informou nesta quinta-feira que seu conselho de administração aprovou a venda de fatia de 15% na Transportadora Associada de Gás (TAG) ao fundo canadense CDPQ, conforme ata da reunião.

O preço base de aquisição ofertado pelo CDPQ foi de 3,11 bilhões de reais, conforme fato relevante, em uma operação estruturada como de “porteira fechada”, ou locked box.

O desinvestimento parcial na TAG é uma “opção atrativa para implementar uma rotação de ativos, em momento em que a companhia possui um pipeline sólido de projetos em implementação, sem aumentar a pressão sobre a alavancagem, ratings e payout da companhia”, disse em nota o diretor financeiro e de relações com investidores da Enegie Brasil Energia, Eduardo Takamori.

Segundo apresentação a analistas divulgada em paralelo, o CDPQ alcançará uma participação de 50% na TAG com a transação, enquanto a Engie Brasil Energia ficará com 17,5% e a Engie S.A., com 32,5%. No total, a participação do Grupo Engie na TAG passará de 65% para 50%.

A empresa disse ainda que, com a transação, a Engie Brasil Energia monetiza parte do valor gerado após a venda para alavancar seu plano de crescimento.

O fechamento da operação, previsto para ocorrer até o final de janeiro de 2024, ainda está sujeito à satisfação ou renúncia de certas condições precedentes, conforme previsto no contrato, acrescentou a companhia de energia.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.