A Eletrobras (ELET3) é uma holding de geração e transmissão de energia, que está listada na B3 com os códigos: ELET3 (ON), ELET5 (PNA) e ELET6 (PNB). A Eletrobras atua em geração, transmissão e comercialização de energia elétrica no país. Assim, sua classificação setorial é de utilidade pública – energia elétrica. Confira a seguir a cotação da ELET3 e saiba mais sobre os dividendos das ações da Eletrobras.
História da Eletrobras
As Centrais Elétricas Brasileiras S.A (Eletrobras) foram propostas em 1954 pelo então presidente Getúlio Vargas. Entretanto, a autorização da construção da empresa só foi assinada em 1962 por Jânio Quadros. Hoje, a Eletrobras é a maior companhia brasileira no setor elétrico.
A companhia atua na geração e transmissão de energia, com participação em um terço do total da capacidade de energia elétrica brasileira. Além disso, ela é responsável pela administração de programas do governo federal para o desenvolvimento do setor elétrico no país: o Procel, o programa Luz para Todos e o Proinfa.
A Eletrobras controla nove empresas no setor de energia no Brasil. Em 2008, a Eletrobras iniciou um processo para a atuação em toda a América Latina. Assim, ela passou a operar linhas de transmissão que interligam o Brasil com Argentina, Uruguai e Venezuela. Em 31 de dezembro de 2019, o Brasil alcançou a capacidade instalada de 170 GW, dos quais a Eletrobras contribuiu com 30%, ou seja, 51 GW.
Quem são os acionistas da Eletrobras
O capital social da Eletrobras, em 31 de dezembro de 2021, estava dividido da seguinte maneira: 82,15% ações ordinárias (ELET3), 17,84% preferenciais B (ELET6) e 0,01% preferenciais A (ELET5).
Entre os acionistas, a União tem 51,81% das ordinárias, o BNDESPAR tem 11% das ELET3 e 6,68% das ELET6. Em seguida, aparece o BNDES com 5,78% das ordinárias e 6,52% das preferenciais B. Além deles, ainda fazem parte dos acionistas, mas em menor participação: Citibank, Iberclear – Latibex, FIA Dinâmica e Banclass, e Fundos 3G Radar.
ELET3 paga dividendos?
Desde 1995, a Eletrobras só não pagou dividendos em dois anos: 2016 e 2018. Dessa forma, a ELET3 pode ser considerada uma boa pagadora de dividendos.