A Enjoei (ENJU3) é uma plataforma digital de compra e venda de produtos usados, por meio da criação de lojas virtuais pelos próprios usuários. Confira a seguir a cotação da ENJU3 e saiba mais sobre o histórico e os dividendos das ações da Enjoei.
História da Enjoei
A plataforma digital Enjoei surgiu em 2009 como um blog do casal carioca Ana Luiza McLaren e Tiê de Lima. Eles vendiam online suas roupas usadas e de amigos, até que a iniciativa fez tanto sucesso que virou loja virtual em 2012. Nos anos seguintes, a empresa recebeu aportes de investidores, primeiro a Monashees Capital, em seguida a Bessemer Venture Partner. Em 2014, ocorreu o lançamento do aplicativo Enjoei para dispositivos móveis.
Três anos depois, a empresa criou o EnjuPRO, em que o vendedor deixa a negociação por conta da plataforma. Assim, o produto é enviado para a Enjoei, que fotografa, vende e entrega. Em novembro de 2020, a empresa fez o seu IPO no segmento Novo Mercado da B3, com o maior nível de governança corporativa. Na oferta inicial, a plataforma chegou ao valor de R$ 1,1 bilhão. No primeiro trimestre de 2022, a Enjoei tinha base de 1 milhão de vendedores ativos e 1 milhão de compradores ativos.
Quem são os acionistas da Enjoei
De acordo com a B3, em maio de 2022, a principal acionista da Enjoei era Ana Luiza McLaren Moreira Maia e Lima (8,17%). Em seguida, apareciam Aram LLC (6,49%), Tiê Lima (6,24%) e Absoluto Partners Gestão de Recursos (6,07%). Além disso, também eram acionistas: Bessemer Venture Partners (5,57%), Arnaldo Goldemberg (5,31%) e Dynamo Administração de Recursos (5,07%). Por fim, os 57,08% restantes estavam em circulação no mercado com outros acionistas.
ENJU3 paga dividendos?
Entre novembro de 2020, quando fez seu IPO, e maio de 2022 a ENJU3 não pagou dividendos aos seus acionistas. A companhia tem acumulado prejuízos no período.